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sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Embraer entrega primeira unidade do maior avião comercial brasileiro

A companhia de lançamento do E195-E2 será a Azul, que encomendou 51 unidades para renovar sua frota
© REUTERS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP (FOLHAPRESS) - A Embraer entregou nesta quinta-feira (12) a primeira unidade do jato E195-E2, maior avião comercial projetado e construído no Brasil. O modelo é o segundo lançamento da nova família de jatos E2, aposta da futura Boeing Brasil Commercial no mercado de aviões para até 150 passageiros -o menor E190-E2 foi lançado em 2018.

"Ao completar 50 anos não poderia imaginar um momento mais significativo para a Embraer do que entregar o maior avião que já fizemos para uma empresa daqui", afirmou o presidente executivo da Embraer Aviação Comercial, John Slattery, durante a cerimônia de entrega do avião em São José dos Campos (SP).

A companhia de lançamento do E195-E2 será a Azul, que encomendou 51 unidades para renovar sua frota. Hoje, a Azul voa com o E190 e o E195 de primeira geração, sendo a única grande companhia aérea brasileira a operar jatos da Embraer. A meta é substituir todos os jatos E1 por E2 até 2022, afirmou o fundador da Azul, o executivo David Neeleman.

A primeira rota operada pelo E195-E2 será Campinas-Brasília. "Queremos mostrar para o governo essa bela aeronave fabricada aqui [no Brasil]. Vamos começar já em outubro", afirmou o presidente executivo da Azul, John Rodgerson.Segundo ele, a companhia espera abrir de seis a oito novas rotas por ano graças ao E2. Uma delas será o voo para Natal saindo de Campinas, maior hub da Azul.Rodgerson disse ainda que a partir de janeiro todos os aviões entregues à Azul já terão wi-fi a bordo. "O preço não vou divulgar agora mas vai ser quase zero", brincou.

O desafio do novo avião será provar a economia que promete para deslanchar as vendas.A Azul vai operar o E195-E2 na configuração de classe única, com 136 assentos -o modelo tem capacidade para até 146 passageiros, quase 20 a mais do que o modelo da primeira geração.

Ao mesmo tempo, o custo por assento, cálculo crucial para as companhias, caiu 25,4% em relação ao antecessor, segundo a Embraer. Os custos de manutenção são 20% menores, também de acordo com a fabricante.
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