PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Programa de peixamento de mil açudes no Ceará deve ser concluído até fevereiro

Mais de mil açudes e 60 mil famílias serão beneficiados com o programa.

Por G1 CEAté fevereiro de 2021, o programa de peixamento de mil açudes de pequeno e médio portes no Ceará deve povoar os reservatórios com 5,2 milhões de alevinos, peixes recém-saídos do ovo. A iniciativa deve beneficiar 60 mil famílias de agricultores e pescadores artesanais que moram no entorno das barragens.

O programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário distribuiu, nesta semana, 550 mil alevinos em 11 cidades cearenses.

Quadra chuvosa

Os reservatórios devem ser povoados com os alevinos antes das chuvas para aproveitar o tempo de recarga, uma vez que o ciclo de produção do pescado é em torno de seis meses, favorecendo o crescimento dos peixes.

Os alevinos são das espécies tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce. O investimento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário é de R$ 538 mil e existe a expectativa da geração de 1,1 toneladas de peixe por ano.

O secretário-executivo de Pesca e Aquicultura, Antônio Nei de Souza, pontua que o projeto de peixamento dos reservatórios “é estratégico para a segurança alimentar de famílias de baixa renda e agricultores de base familiar no sertão cearense”.

A ideia é que o programa tenha continuidade e ocorra a cada ano. As prefeituras, associações comunitárias, sindicatos e colônias de pescadores podem ser entidades parceiras e para aderir ao projeto.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, disse que a ação assegura a “pesca durante o segundo semestre, quando há carência de produção agrícola de sequeiro que ocorre no período chuvoso”.

“Nesses últimos anos, os açudes ficaram secos e perderam peixe, por isso é necessário ter esse povoamento para a produção continuar, caso contrário não teremos o quê pescar depois do inverno”, observou. “Os açudes cheios e com pescado é comida na mesa do sertanejo e renda para o pescador artesanal”, completou a presidente da Colônia de Pescadores em Iguatu, Neide França.

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/12/25/programa-de-peixamento-de-mil-acudes-no-ceara-deve-ser-concluido-ate-fevereiro.ghtml

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK