PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de março de 2020

Máscaras servem para proteção contra o novo coronavírus?

Apesar de ter sido adotada por muitas pessoas, elas não são necessárias para a população em geral no atual estágio da epidemia, segundo especialistas. Entenda.
Divulgação / google
POR G1
Apesar de muita gente ter passado a usar máscaras para se tentar se prevenir do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, especialistas dizem que o uso delas não é necessário para a população em geral no atual estágio da epidemia.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que somente as pessoas que estão doentes usem máscaras, afirmou a epidemiologista Maria van Kerkhove, líder técnica de programas de emergência da entidade.

Para Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), máscaras são recomendadas "só para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal".

Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da SBI, afirma: "O uso de máscaras é recomendado para profissionais de saúde e pacientes infectados que circulam em ambientes públicos ou hospitalares".

A recomendação para quem usa a máscara é usá-la bem justa ao rosto, sem vãos laterais que permitam a circulação de gotículas que possam estar contaminadas.

A OMS estabeleceu algumas recomendações sobre o uso de máscara.

Recomendações da OMS

  • Se está saudável, só deve usar a máscara se estiver cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus
  • Use a máscara se estiver tossindo ou com nariz escorrendo
  • A máscara só é eficiente se combinada com a frequente higiene das mãos, seja lavando com água e sabão ou utilizando álcool.
  • É importante saber como utilizar a máscara de forma correta. (Veja abaixo indicações da OMS)

Como utilizar a máscara?
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK