PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Hipertensão atinge um terço dos adultos no Brasil

 A hipertensão é uma doença assintomática

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No Brasil, estima-se que 33% da população adulta seja hipertensa e, considerando só quem tem mais de 60 anos, este percentual gira em torno de 65%. Mas entre 30% e 50% dos brasileiros desconhecem o diagnóstico.

Dos que sabem, uma parte toma remédio irregular ou não faz uso de medicação e apenas 20% dos pacientes hipertensos estão devidamente controlados. Os dados são da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

LEIA MAIS EM: HIPERTENSÃO

Nas faixas etárias mais jovens, a pressão arterial é mais elevada entre homens, mas, após os 60 anos, a doença atinge mais as mulheres.

A hipertensão está associada a 45% das mortes por doenças cardiovasculares, cerca de 400 mil por ano no Brasil, de acordo com a entidade.

Segundo o cardiômetro (indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares) da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2021, até as 14h do dia 28 de abril, as doenças cardiovasculares já mataram 130.023 pessoas no país.

No Brasil, em adultos, considera-se pressão alta índice igual ou superior a 14 por 9. A novidade é que o parâmetro antes considerado normal agora é pré-hipertenso e requer mudanças de estilo de vida.

"A pressão 12 por 8 ou menor é a chamada ótima, onde as pessoas têm um risco muito pequeno. Entre 13 e 14 e entre 8 e 9 [de mínima] é um sinal amarelo, porque essas pessoas, embora não sejam hipertensas, estão numa faixa que podem evoluir mais facilmente para um diagnóstico de hipertensão no futuro", diz o diretor científico da Socesp, Luciano Drager, que é especialista em hipertensão e um dos autores da Diretriz Brasileira de Hipertensão.

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK