POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!
A constante intensificação do ensino a distância é um grande desafio para educadores, pais e estudantes. Pensando nisso, separamos 5 dicas e 4 ferramentas gratuitas para que você possa ajudar as crianças com as aulas on-line. Ao final, traremos uma pequena lista de perfis nas redes sociais que falam sobre o tema. Confira!
Dicas para lidar com o ensino a distância
O processo de aprendizagem das crianças precisa ser acompanhado e estimulado de diversas maneiras. Elas ainda estão construindo os traços de sua personalidade. Por isso, é necessário que sejam acolhidas por pais e professores e tenham contato com outras crianças.
Com a pandemia de Covid-19, essa mediação passou a ser feita por meio de recursos tecnológicos. Assim, precisamos estar mais atentos do que nunca ao desenvolvimento dos pequenos. Veja algumas sugestões:
1. Prepare a criança para a rotina escolar
Em casa, é mais difícil manter a rotina e a disciplina, mas o ideal é seguir o dia como seria feito na escola. Peça para a criança vestir o uniforme, separar os materiais necessários e arrumar a mochila. Em um ambiente minimamente parecido com o colégio, o pequeno terá mais facilidade para entender que está na hora de estudar.
2. Insira pequenas atividades no dia a dia das crianças
Que tal fazer uma refeição inspirada na matemática contando a quantidade de comida que está no prato? Ou brincar com o alfabeto na sopa de letrinhas? Essas atividades contribuem para que as crianças relacionem os conteúdos das aulas on-line com sua vida cotidiana e servem para que os pais tenham um termômetro do desempenho dos filhos.
3. Estimule o interesse
Converse com a criança sobre o que ela aprendeu na aula e dê pequenas tarefas para ela realizar ao longo do dia. O ideal é que essas atividades sejam simples e prazerosas, como falar algumas palavras novas vistas na aula de inglês ou contar a história que o professor leu durante a lição de português.
4. Mantenha a comunicação com a escola
Mesmo com a distância, os pais devem ter um canal aberto para recorrerem aos professores e às instâncias da escola sempre que necessário. O diálogo pode envolver as dificuldades das crianças, a resolução de dúvidas ou até mesmo os problemas com equipamentos e acesso à internet.
5. Entenda que o processo de aprendizagem pode ser mais lento
A escola é um ambiente próprio para aprender e ensinar. Em casa, apesar de todos os esforços, podem existir várias distrações, como um telefone tocando, a família conversando, o animal de estimação exigindo cuidados. Por isso, é importante entender que a criança precisará de um tempo maior para assimilar todas as informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário