PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 23 de julho de 2022

9 livros disponíveis on-line e de graça para ler com as crianças nas férias

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)!  

A presença e o exemplo de pais e cuidadores(as) são essenciais para o bom desenvolvimento emocional e intelectual das crianças. Isso porque, durante a infância, essas pequenas pessoas aprendem, principalmente, por imitação. Nesse sentido, o incentivo à leitura não deve partir apenas do discurso, mas também da ação.   

Pensando nisso, e para ajudar familiares a compartilharem incríveis experiências narrativas, listamos 9 livros on-line e gratuitos para ler com os(as) baixinhos(as) nas férias. A seleção conta com obras clássicas e contemporâneas, com destaque para o livro infantil do cantor e apresentador de programa Emicida.  

Importância de ler para crianças 

A literatura é vista por muitos(as) intelectuais, artistas e escritores(as) como um instrumento fundamental para a formação do imaginário de uma sociedade. Em outras palavras, só é possível tornar algo real se você puder idealizar antes e é isso que as experiências literárias proporcionam. Por essa razão, para garantir uma educação de qualidade para crianças e jovens, a promoção da leitura é a primeira coisa a se considerar.  

Entretanto, esse incentivo precisa da participação ativa dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do público infantil, sejam educadores(as), pais, cuidadores(as), vizinhos(as), entre outros. O hábito de ler para crianças apresenta inúmeras vantagens do ponto de vista intelectual e emocional, auxiliando no fortalecimento de vínculos e no processo de aquisição de conhecimento 

Além disso, contar boas histórias é uma ótima maneira de fazer com que se viaje sem sair do lugar. Um bom exemplo da eficácia delas para a saúde e o bem-estar foi apresentado por um estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Universidade Federal do ABC e a Associação Viva e Deixe Viver. Nele, mostra-se que a leitura feita para crianças hospitalizadas em unidades de terapia intensiva (UTI) não só as torna mais otimistas, como também diminui a dor que elas sentem. 

Mais importante ainda, o momento de leitura compartilhada traz segurança para as crianças, porque mostra que elas são importantes e amadas, e que está sendo reservado um tempo especial apenas para elas. Essa atenção é indispensável para o amadurecimento emocional dos(as) pequenos(as), evitando que desenvolvam transtornos no futuro e abrindo espaço para compreenderem melhor a si mesmos(as).  

9 livros infantojuvenis on-line gratuitos  

Ademais de todos os benefícios mencionados, a leitura é, principalmente, um momento para se divertir. Por isso, e entendendo o estímulo a essa prática como uma responsabilidade social, nós selecionamos 9 livros on-line gratuitos para ler com as crianças nas férias. Vejamos a seguir: 

Continue Lendo emhttps://canaldoensino.com.br/blog/9-livros-disponiveis-on-line-e-de-graca-para-ler-com-as-criancas-nas-ferias

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK