PROCURANDO POR ALGO?

Mostrando postagens com marcador motoboys. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador motoboys. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 30 de março de 2020

Coronavírus: trabalho expõe motociclistas a risco de contágio

Sem autorização para quarentena, muitos saem às ruas sem proteção
@
POR AGÊNCIA BRASIL
Durante a pandemia de Covid-19, motociclistas que fazem entrega de produtos têm ficado expostos ao contágio da doença. Parte deles não foi liberada pelos empregadores para permanecer em casa, para cumprir medidas de isolamento e quarentena, e uma parcela daqueles que têm saído às ruas realiza as atividades desprotegida, conforme apurou a Agência Brasil
Com a situação, os profissionais também podem acabar transmitindo o coronavírus para suas famílias e clientes. Em muitos casos, a contaminação pode ocorrer sem que se saiba, já que existem pessoas assintomáticas, aquelas que têm a doença e não apresentam sintomas.
Na página do Facebook do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP), mais conhecido como Sindicato dos Motoboys, há inúmeros relatos sobre o assunto. Em uma postagem, um deles aponta a omissão do dono do restaurante onde trabalha, por não ter buscado orientar os empregados sobre os cuidados necessários durante o exercício de suas funções.
Pela página do sindicato, também se observa que profissionais da categoria têm improvisado diante da falta de fornecimento de itens capazes de protegê-los, como álcool em gel. Um deles, por exemplo, sugere que os colegas que não encontrarem as máscaras respiratórias para comprar façam como ele e sobreponham folhas de lenço umedecido, no lugar das máscaras. A substituição, no entanto, é inadequada, já que as máscaras realmente eficazes na proteção têm características específicas, conforme cita o Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus, do Ministério da Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, destaca que pessoas com suspeita da doença devem usar máscara cirúrgica e que as de pano e as de algodão ou gaze não são recomendadas para essa finalidade.
O SindimotoSP, inclusive, promoveu uma ação para distribuir kits com uma embalagem de 50 gramas de álcool em gel 70% e outra para limpeza do aparelho celular. No total, mais de mil motoboys foram retirar seus kits.

Perspectiva do trabalhador

Há cinco meses prestando serviço a aplicativos de delivery, Kennedy de Oliveira tem trabalhado sob risco de contaminação por coronavírus. Ele diz que não recebeu, até o momento, álcool em gel e que tem limpado as mãos apenas quando faz alguma parada onde o produto seja disponibilizado. "Eu uso álcool em gel quando eu chego ao estabelecimento [onde retira o produto para entrega] e está disponível para a gente usar", explicou o motoboy à reportagem, em um intervalo entre uma entrega e outra.
Perguntado sobre quantas entregas faz a cada dia, Kennedy responde que a quantidade varia bastante, mas que "motoboys mais dedicados e com tempo livre" completam 22, em média. Isso indica que uma eventual transmissão do coronavírus iniciada nesse meio poderia avançar rapidamente.
O iFood, empresa em que Oliveira está cadastrado, tem encaminhado aos entregadores mensagens que orientam a limpar as bolsas de armazenamento dos alimentos e a entregar as encomendas sem ter contato físico com os clientes, deixando-as em locais como caixas de correio.
Os clientes, por sua vez, são estimulados a efetuar pagamento pelo aplicativo. "O mês de março continua com muitos pedidos! Se tiver algum problema com o pedido ou desejar fazer a entrega sem contato físico, use o chat ou telefone para falar com o seu cliente", diz uma das mensagens endereçadas aos entregadores.
Sobre os entregadores cadastrados em aplicativos, o presidente do Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de SP (Sedersp), Fernando Souza, ressalta que, como muitos deles cumprem jornada de trabalho extensa, podem já estar com a saúde fragilizada. Tais condições de trabalho podem representar um risco ainda maior à sua saúde, caso contraiam coronavírus, diz Souza,. 
"Eles não têm nenhum tipo de higienização. E tem outra coisa: eles não se alimentam direito. Imagina como deve estar a resistência [imunológica] desses profissionais", destaca Souza. Ele ressalta que o Sedersp não responde por empresas que fazem pedidos e entregas por meio online.

Responsabilidade do empregador

domingo, 1 de junho de 2014

CURTAS

CURTAS

Mais notícias nacionais: Motoboys receberão adicional ao salário

01.06.2014

Senado aprova
Motoboys receberão adicional ao salário
Os trabalhadores que utilizam motocicletas terão direito aos benefícios previstos pela legislação brasileira para atividades consideradas perigosas. Um projeto aprovado pelo Senado nesta semana prevê que os motoboys ou qualquer trabalhador em motocicleta tenha direito ao adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos de gratificações ou prêmios.
Bateu em anta
Avião faz pouso de emergência no AM
Um avião com quatro tripulantes e 45 passageiros fez um pouso de emergência no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após colidir com um animal na pista de decolagem, em Coari (AM). O incidente ocorreu por volta das 22h20 de sexta-feira (30/05). Não houve feridos. De acordo com informações da Infraero, o trem de pouso do avião bateu em uma anta.


sábado, 31 de maio de 2014

Senado aprova projeto que prevê que motoboys recebam adicional ao salário

ALTERAÇÃO NA CLT

Senado aprova projeto que prevê que motoboys recebam adicional ao salário

Folhapress | 10h22 | 31.05.2014

Texto inclui profissionais que exercem atividades de periculosidade, como os que atuam com energia elétrica e explosivos


Senado aprova projeto que prevê que motoboys recebam adicional ao salário
Serão atingidos pelo benefício motoboys, trabalhadores de mototáxi ou qualquer outra atividade que envolva motocicletas.
JOÃO LUÍS
Os trabalhadores que utilizam motocicletas terão direito aos benefícios previstos pela legislação brasileira para atividades consideradas perigosas. Um projeto aprovado pelo Senado nesta semana prevê que os motoboys ou qualquer trabalhador em motocicleta tenha direito ao adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos de gratificações ou prêmios.
O texto altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ao incluir os trabalhadores com motocicletas nas atividades de periculosidade, o que garante o salário mais elevado. Já recebem o benefício trabalhadores que atuam com inflamáveis, explosivos, energia elétrica, roubos ou segurança pessoal e patrimonial.
Serão atingidos pelo benefício motoboys, trabalhadores de mototáxi ou qualquer outra atividade que envolva motocicletas no exercício diário da profissão.
Autor do projeto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que seu objetivo é melhorar as condições econômicas dos motociclistas para que possam investir em sua segurança.
"A cada 20 minutos, morre um motoboy no Brasil e mais alguns vão para a cadeira de rodas. O que espero é que andem em pneus que não estejam carecas, usem equipamentos de segurança", disse o senador.
Crivella disse que negociou o projeto com o Palácio do Planalto e não haverá vetos da presidente Dilma Rousseff à proposta. "O impacto financeiro é negativo porque o grande gastos hoje é para recuperar a saúde dos motoboys", afirmou.
Segundo o senador, o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) estimou em 2013 gastos de R$ 40 bilhões em saúde decorrentes de acidentes de trânsito. "As motos são majoritariamente responsáveis por esses acidentes", disse o senador.
O projeto agora segue para sanção presidencial.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK