PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 13 de março de 2014

Fortaleza vai ter 826 voos extras para a Copa

2º MAIOR AUMENTO DO PAÍS

Fortaleza vai ter 826 voos extras para a Copa

13.03.2014

O número representa um incremento de 61,2% sobre o volume de viagens aéreas regulares do Aeroporto


Image-0-Artigo-1565529-1
Em 2012, o governo do Ceará reduziu o ICMS sobre o querosene de aviação
FOTO: MIGUEL PORTELA
Uma das cidades mais demandadas pelos torcedores que viajarão pelo País para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, Fortaleza terá 826 voos extras durante o período do campeonato. O número representa um incremento de 61,2% sobre a quantidade de voos regulares no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o segundo maior percentual entre todas as capitais-sede dos jogos, ficando abaixo apenas de Brasília.
Os dados são de um levantamento feito entre as quatro companhias que integram a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear): Azul, Avianca, GOL e TAM. A entidade considerou os voos realizados em um período de 36 horas antes e após cada partida. "A metodologia estima a movimentação típica dos grandes eventos, com os passageiros chegando até dois dias antes e partindo até dois dias depois, o que dá uma média de três a quatro diárias de hotel", explica o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Assentos extras
Fortaleza também é apontada como a cidade que terá a segunda maior variação no número de assentos para o período, com um acréscimo de 40.606 poltronas, o que significa um aumento de 21,1% sobre os 192.436 assentos regulares. O percentual só é inferior ao do Estado de Natal, que, com um aumento de 21.252 unidades, terá um incremento de 28,3%.
Segundo Sanovicz, existem quatro razões que justificam alta demanda por Fortaleza às companhias aéreas. O primeiro deles, aponta, é que os jogos programados para ocorrerem no Castelão serão de seleções de relevo. Outro é porque, aponta, a capital cearense também é um destino turístico. "Além disso, outro fator é que Fortaleza tem uma conexão internacional importante", destaca o presidente da entidade, apontado o fato da Capital estar mais próxima da Europa e por ter voos diretos ligando a cidade ao Velho Continente.
Desoneração fiscal
O quarto fator está ligado à resposta das companhias aéreas à medida tomada pelo governo estadual de desoneração fiscal para o setor. No fim do ano passado, o governo aprovou a redução de 30% para 12% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o querosene de aviação, para atrair mais voos para o Estado.
O secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, defendeu que a Lei de Incentivo Fiscal, que instituiu a redução da tributação sobre o combustível de aviação, é o principal fator para o aumento dos voos no Estado. "Com o custo do combustível mais barato em Fortaleza, as companhias estão vindo mais para cá para abastecer. Isso poderá fazer com que Fortaleza se torne um 'hub' regional, um ponto de distribuição para voos no Nordeste", acredita.
Aumento relativo
Ele também pondera que o posicionamento de Fortaleza como a segunda capital entre as que terão maior aumento relativo de voos é ainda mais significativo, se levado em consideração que Brasília, que está no topo deste ranking, é considerada um 'hub' nacional. "Brasília distribui voos para todo o Brasil, inclusive para o Ceará. Já Fortaleza é um destino final", compara.
O presidente da Abear confirma essa análise e afirma: "até o momento, as três cidades mais demandadas para a Copa do Mundo São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza". Ele reforça a oferta é ainda maior se levado em consideração que parte importante dos clientes corporativos não existirá nesse período. Atualmente no Brasil, aponta, 70% dos assentos são ocupados por clientes que viajam a negócios. Com os jogos da Copa, que serão feriados nas cidades-sede, ele estima que, em média, a metade desses clientes não irá existir. No caso de Fortaleza, ele acredita que a queda nos clientes corporativos durante os jogos será ainda maior, podendo chegar aos 80%, o que aponta que as aeronaves serão ocupadas majoritariamente por torcedores.
Quantidade de passagens irá aumentar 9,7% no País

Considerando todas as 12 cidades-sede do evento esportivo, as companhias aéreas irão aumentar em 9,7% o número de passagens ofertadas durante a Copa do Mundo, com um incremento de 645.680 assentos. Desta forma, deverão ser transportados 7,28 milhões de passageiros da véspera da abertura dos jogos (11/06) ao dia seguinte à grande Final (14/07).
Para isso, serão acrescentados 16,1 mil voos extras. São Paulo terá o maior fluxo, com 2,8 milhões de assentos, sendo 234,8 mil extras. No Rio de Janeiro, serão 881,6 mil, dos quais, 89,3 mil extras.
O presidente da Abear afirma que não acredita em um caos aéreo causado pelo aumento no número de voos. "O volume de passageiros na Copa é menor do que no Carnaval. No Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo, terá menos gente do que durante este último Carnaval, que ocorreu tranquilamente. No ar, estamos garantindo a Copa, passagem e assento a todo mundo".
Telefonia
A operadora Oi irá aumentar em 25% o número de suas antenas de transmissão na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) até o Mundial. A informação foi dada pelo secretário de estadual de Turismo, Bismarck Maia, que se reuniu com a empresa e recebeu desta a promessa.
"Uma das nossas grandes preocupações é a qualidade da transmissão de voz e dados em Fortaleza. Nós receberemos muitos turistas e, além deles, também virão jornalistas de todo o mundo que precisarão transmitir dados com qualidade e urgência às suas redações, e esse serviço precisa funcionar de forma adequada", aponta o secretário.
De acordo com Bismarck, a empresa de telefonia fará a ampliação com a criação de novas antenas e com a reforma e reinstalação de antigas, na região metropolitana. A promessa é de que isso seja concluído antes da Copa. "Somente a Oi possui 47% do mercado de telefonia na RMF, então é muito importante que ela faça essas melhorias".
Ele acrescentou ainda que irá marcar uma reunião com a operadora TIM, para solicitar ações do tipo, mas a data ainda não foi agendada. (SS)
Sérgio de Sousa
Repórter
mALHA_aREA
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK