PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

6 erros comuns de quem faz dieta

Nutricionista diz o que não se deve fazer na hora de perder peso

Manter uma alimentação regrada é tarefa fácil apenas para quem já está bem acostumado e segue as orientações de um nutricionista. Agora quem decide da noite para o dia mudar o cardápio em busca do corpo perfeito, costuma cometer um montão de erros.

A nutricionista e terapeuta Thábata Martins, do Zahra Spa & Estética, contou ao Bolsa de Mulher os deslizes de quem faz dieta por conta própria:

Café da manhã pobre: essa história de comer torradas com manteiga e uma xícara de café é muito errado. Esta é a principal refeição do dia e quando não é bem feita a pessoa apresenta falta de energia e sente fome mais cedo do que o normal. “Um bomcafé da manhã é composto de fruta, de preferência que tenha vitamina C, mamão para regular o intestino, carboidrato (pão francês, bolo), derivado de leite, chá ou café com leite”, diz Dra. Thábata.

Pular o café da manhã: isso faz com que, na hora do almoço, a pessoa fique com mais fome do que o normal e, com isso, não vai se contentar com uma colher de arroz, outra de feijão e um pedaço de carne. “Certamente vai querer uma fritura e muito doce de sobremesa para ter a sensação de saciedade”, explica a nutricionista.

Almoço sem carboidrato: por achar que carboidrato engorda, muita gente evita ingerir batata, arroz emacarrão nesta refeição e se esquece que alimentos ricos dessas micromoléculas dão muita energia.

Comer proteína demais: carne em excesso gera amônia e por meio de um processo metabólico fica acumulado nos rins. “A amônia é tóxica e vai degradando os rins, levando a infecções e falência desses órgãos”, alerta Dra. Thábata.

Só ingerir versões light e diet: aqui mora o perigo. Estes alimentos trocam o açúcar pelo aspartame. Com isso, a pessoa consegue diminuir a quantidade de açúcar, mas aumenta o sódio, causando grande sensação de inchaço e elevação da pressão arterial. “O açúcar se perde fazendo exercícios físicos. O sódio é mais difícil de eliminar, sem contar que ele é um metal e deixa resíduos no corpo”, explica a especialista. “O diet é para pessoas diabéticas e o light é extremamente calórico e não pode ser consumido indiscriminadamente. Este tipo de produto deveria ser vendido com receita!”

Fazer dieta de segunda a sexta: nada impede que você vá a uma pizzaria ou faça um churrasco com os amigos no fim de semana, afinal de contas, são compromissos que integram o seu círculo social. Mas não precisa “enfiar o pé na jaca”, né? Coma com moderação. Caso contrário, a dieta não fará efeito algum.

Dra. Thábata lembra que o resultado de uma boa dieta também depende do estado emocional. “Mudança de alimentação implica em mudança de humor. Se a mulher não estiver bem, ela não vai conseguir fazer a dieta”. A profissional lembra ainda da importância de se beber muita, muita água. “O intestino precisa funcionar para a dieta dar resultado. Não é normal ir ao banheiro uma vez por semana. É preciso ir uma vez ao dia no mínimo!”
LEIA TAMBÉM:
Maníacas por dieta - Pesquisa mostra que uma em cada cinco mulheres começa uma dieta todo mês
Dieta do chocolate - O doce tão temido - e gostoso - pode ajudar a perder peso, acredite 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK