PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EVANGELHO DE SEGUNDA FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2012‏


Mt 25,31-46
Jesus terminou, dizendo:
- Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar."
- Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?"
- Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."
- Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim."
- Então eles perguntarão: "Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?"
- O Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar."
E Jesus terminou assim:
- Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna.
                                                                                                     REFLEXÃO
#Mateus 25,31-33: Abertura do Juízo final. O Filho do Homem reúne ao seu redor as nações do mundo. Separa as pessoas como faz o pastor com as ovelhas e os bodes. O pastor sabe discernir. Não erra: ovelhas à direita, bodes à esquerda. Jesus não erra. Jesus não julga nem condena. Ele só separa. É a própria pessoa que julga e condena a si mesma pela maneira com que se comportou com os pequenos e os excluídos.
#Mateus 25,34-36: A sentença para os que se encontram à direita do Juiz. Os que se encontram à direita do juiz dão chamados “Benditos do meu Pai!”, isto é recebem a bênção que Deus promete a Abraão e à sua descendência (Gn 12,3). Eles são convidados a tomar posse do Reino, preparado para eles desde a fundação do mundo. A motivação da sentença é a seguinte: “Tive fome, era estrangeiro, nu, doente e preso, e me acolhestes e ajudastes!”. Esta sentença nos faz entender quem são as ovelhas. São as pessoas que acolheram o Juiz quando este estava faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e prisioneiro. E pelo jeito de falar “meu Pai” e “Filho do Homem”, podemos saber que o Juiz é o próprio Jesus. Ele se identifica como os pequenos!

#Mateus 25,37-40: Um pedido de esclarecimento e a resposta do Juiz. Os que acolheram os excluídos são chamados “justos”. Isto significa que a justiça do Reino não se alcança observando normas e prescrições, mas, sim, acolhendo os necessitados. Mas é curioso que os justos não saibam nem sequer eles quando acolheram Jesus necessitado. E Jesus responde: “Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” Quem são estes “meus irmãos menores”? Em outros textos do Evangelho de Mateus, as expressões “meus irmãos” e “menores” indicam os discípulos (Mt 10,42; 12,48-50; 18,6.10.14; 28,10). Indicam também os membros mais abandonados da comunidade, os desprezados que não têm vez e não são bem recebidos (Mt 10,40). Jesus se identifica com eles. Mas não só isso. No contexto mais amplo da parábola final, a expressão “os meus irmãos menores” se amplia e inclui todos aqueles que não têm espaço na sociedade. Aponta todos os pobres. E os “justos” e os “benditos de meu Pai” são todas as pessoas de todas as nações que acolhem o outro com total gratuidade, independentemente do fato que sejam ou não cristãos.

# Mateus 25,41-43: A sentença para os que estavam à esquerda. Os que estavam do outro lado do Juiz são chamados “malditos” e são destinados ao fogo eterno, preparado para o diabo e seus amigos. Jesus utiliza uma linguagem simbólica comum naquele tempo para dizer que estas pessoas não entrarão no Reino. E também aqui motivo é um só: não acolheram Jesus faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e prisioneiro. Não é que Jesus lhes impede de entrar no Reino, mas é o nosso agir, isto é a nossa cegueira que nos impede de ver Jesus nos pequeninos.

# Mateus 25,44-46: Um pedido de esclarecimento e a resposta de Jesus. O pedido de esclarecimento indica que se trata de pessoas que se comportou bem, pessoas que têm a consciência em paz. Estão convencidas de ter praticado sempre o que Deus lhes pedia. Por isso ficam maravilhadas quando o Juiz afirma que não o acolheram. O Juiz responde: “Todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!” É a omissão! Não praticaram algo a mais! E continua a frase final: esses são destinados ao fogo eterno, e os justos à vida eterna. Assim termina o quinto livro da Nova Lei!
                                                                         ORAÇÃO
                          Pai Amado! não nos queres miseráveis, pobres, famintos e sim, fraternos com os que assim vivem. Uma fraternidade que desafie a nossa soberba.Uma fraternidade que nos comprometa até a alma. E o que fizermos em paz e bem a um desses menores do Reino, será ao Rei que faremos. Mas, em contrapartida, o que NÃO fizermos em paz e bem a um desses pequeninos, será a Ele que não fizemos. E seremos deixados fora desse reino, porque não nos adequamos a ele, nos autoexcluímos porque não tivemos a grandeza para sermos pequenos. Não tivemos amor suficiente para amar o Rei , porque não amamos o suficiente a quem deveríamos amar: aqueles que não são amados !!!Não há Fé sem Cristo, mas não há Cristo sem amor ao irmão, principalmente ao mais pobre. Amém          

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK