PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 14 de março de 2012

14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA


O Dia Nacional da Poesia comemora-se, não por acaso, no dia do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, 14 de março de 1847. Poeta do Romantismo que ficou conhecido como “poeta dos escravos” por ter lutado bravamente pela abolição da escravidão.
Uma das poesias mais conhecidas de Castro Alves é “Navio Negreiro”, na qual ele mostra indignação ao preconceito racial e a situação em que viviam os negros.  Seus poemas eram movidos por amor e pela luta por liberdade e justiça.
O termo “poesia” é aplicado a estrutura de texto que é dividida em versos. Cada linha de um poema é considerada um verso e um conjunto de versos forma uma estrofe.
Não há poesia sem ritmo, estrofe e rima, mas esses três quesitos nem sempre são apresentados juntos num mesmo texto. Outra característica do poema é a métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos.
Com o passar dos anos a poesia foi se dividindo por fases: barroco, arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo, até chegar à forma que se escreve hoje.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: josenidelima@gmail.com FAVOR INFORMAR O LINK