PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 31 de julho de 2012

CÂNCER DE BOCA


Plantão Médico: Câncer de Boca


O que é o Câncer de Boca?
É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.
Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia
Quais os sintomas deste tipo de câncer?
Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:
.Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
.Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
.Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
.Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
.Dificuldade para mastigar ou para engolir;
.Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
.Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.
.Mudança na voz.
Como evitar o câncer bucal?
Se você não fuma nem masca tabaco, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal.
Fumo — A ligação entre o fumo, o câncer pulmonar e as doenças cardíacas já foi estabelecida . O fumo também afeta sua saúde geral, tornando mais difícil o combate a infecções e a reparação de ferimentos ou de cirurgias. Em adultos jovens, este hábito pode retardar o crescimento e dificultar o desenvolvimento. Sua saúde bucal está em perigo cada vez que você acende um cigarro, um charuto ou um cachimbo. O melhor a se fazer é não fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco.
Mascar Tabaco — O hábito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de se desenvolver o câncer bucal.
Bebida Alcoólica —  O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de câncer bucal. A combinação fumo/álcool torna esse risco ainda muito maior.
Como se trata o câncer bucal?
Depois do diagnóstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgião dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente. Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de radio ou quimioterapia. 
Clínica Odontológica 
Dr. Hellanyo N. Lemos
Cirurgião-Dentista
CRO 5154
Escrita em 20/06/12


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK