PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012





Cerca de 35 rendeiras do Complexo Artesanal de Aquiraz estão trabalhando na confecção de renda de bilro de mil metros. A façanha é para entrar no livro dos recordes, Guinness Book, e chamar atenção para a arte da renda.
Se o mundo é uma aldeia global, renda de tamanho gigante pleitear vaga em livro dos recordes segue praticamente o curso natural da história. Em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, um grupo de 35 mulheres rendeiras divide mãos apressadas entre o trabalho do dia a dia e uma renda de bilro que já chega a 910 metros. A meta é trançar um quilômetro e lançar o feito no Livro Guinness dos Recordes.
A ideia de fazer a “maior renda de bilro do mundo” foi de Antônio Moreira Menezes. “Mas pode me chamar de Lima. É como me conhecem por aqui”. Pois bem, Lima é coordenador do Complexo Artesanal de Aquiraz, na CE-040. Reuniu as rendeiras no projeto da renda de bilro comprida para tentar chamar a atenção do mundo para a beleza desse artesanato.
“Sempre fui envolvido com a venda de artesanato, com o turismo, empolgado com isso. Mas, de uns tempos para cá, as filhas e netas das rendeiras não queriam mais aprender a fazer a renda de bilro”, conta Lima. O projeto começou em janeiro de 2006. “Hoje, olha só as mocinhas de 15, 16 anos querendo aprender. Acho que a ideia está funcionando”.
Priscila Keslley tem 20 anos e era só vendedora do complexo até que se interessou em trançar os primeiros metros de algodão. “Faz dois meses que estou de aprendiz, mas é muito difícil”, comenta. Rendeira desde os sete anos, a artesã Lucieuda de Freitas acha que a pouca rentabilidade do negócio é que tem afastado os aprendizes.
“Demoro dois dias para fazer um metro de bilro, que custa R$ 10. Esses vestidinhos de renda colorida que a gente veste demoram um mês para ser feito e nós vendemos por R$ 80”, lamenta a rendeira. “Por isso, sempre que tenho um tempinho, vou ali fazer crescer a renda gigante”, acrescenta Lucieuda.
De acordo com o idealizador do projeto para o Livro Guinness dos Recordes, a renda é medida a cada 10 metros. A marca de 900 metros foi alcançada há um mês. Enquanto não chega aos mil metros – previstos para 2013 – a renda fica enrolada num carretel. “Depois de alcançar o recorde, vamos expor aqui no Complexo Artesanal mesmo”, explica Lima.
Ele acrescenta ainda que já tem articulado os contatos para concorrer ao Guinness Book, mas não quis dar muitos detalhes. Lima também acredita que o feito chame a atenção do Governo do Estado para a causa das rendeiras. “Só em Aquiraz são 800 rendeiras, que não tiram nem um salário mínimo por mês”, destaca.
ENTENDA A NOTÍCIA
O Guinness World Records (lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente. O livro tem uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza.
Serviço/Visite a renda gigante/Onde: Complexo Artesanal de Aquiraz/Endereço: CE- 040, Km 32/Horário de funcionamento: de 7 horas às 17 horas. Fonte O POVO.


FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK