PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições 2012 – Dúvidas, Documentos e Informações



Como todos já sabem, nestedomingo (dia 7 de outubro)  acontecerá em todo o Brasil o primeiro turno das Eleições 2012. Com a proximidade deste dia, inúmeras pessoas andam tendo inúmerasdúvidas com relação às Eleições. Para tentar ajudar a todos, preparamos aqui uma lista esclarecendo as principais dúvidas das pessoas.
Primeiramente, é importante lembrar quais são os documentos necessários para votar. Neste caso, é preciso apresentar um documento de identificação com foto (como o RG, a carteira demotorista, o passaporte ou a carteira de trabalho). É importante lembrar que não é necessário levar o Título de Eleitor, porém, ele irá facilitar na hora de saber onde votar (caso contrário você terá de ir sessão por sessão para descobrir qual é a sua).
Quem não sabe onde é o seu local de votação também pode consultar a informação pela internet, através do site www.tse.jus.br.
Sabendo onde irá votar e quais documentos levar, chegou a hora de saber o horário de funcionamento das sessões. Segundo o TRE, a votação poderá ser realizada das 8:00 às 17:00.
Vale lembrar que no dia é possível levar uma “cola”. O TRE, por sinal, até orienta os eleitores a levarem ela, tanto que disponibilizou até um modelo.
No momento da votação, o eleitor pode entrar na cabine com camiseta, boné, broche ou adesivo político. Apesar disso, é importante lembrar que a manifestação deve ser silenciosa. Está proibido distribuir qualquer material de propaganda ou então tentar influenciar as pessoas no voto.
Na urna, cada eleitor deverá votar em dois candidatos. Um vereador e um Prefeito (nesta ordem). Caso o eleitor vote em branco, é importante lembrar que o voto não é validado e consequentemente não vai para ninguém.
Caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral (cidade onde vota), ele terá dejustificar o voto em qualquer lugar de votação. Se não fizer isso no dia 7 de outubro, ele terá 60 dias para regularizar a situação em qualquer cartório eleitoral. No momento da regularização, o eleitor deverá levar os seguintes documentos: Justificativa Eleitoral Preenchida (que pode ser obtida aqui), Documento de Identificação com Foto e Título de Eleitor.
É muito importante que o eleitor que não votar justifique o voto, pois se não fizer isso ele ficará proibido de participar de concursos, além de não poder tirar passaporte, carteira de identidade ou então obter empréstimos em estabelecimentos ligados ao governo.
Para obter mais informações sobre a Eleição e os procedimentos de votação, acesse aqui.

FONTE: http://www.agencianoticias.com.br/2012/10/06/eleicoes-2012-duvidas-documentos-e-informacoes/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK