PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 4 de novembro de 2012

Historico de Aracoiaba


ARACOIABA – CEARÁ


Fonte: 

Histórico – data de 1735 a primeira concessão de terras no município de Aracoiaba.
Domingos Simões Jordão, “cavalheiro professor na ordem de cristo, capitão-mor de capitania do Ceará grande e Governado da Fortaleza de nossa senhora da Assunção”, despachando petição do capitão Pedro da Rocha Maciel, “Concedeu-lhe” três léguas de terras continuas, principiando e confrontando tudo na forma da petição de suplicante, para ele e seus herdeiros ascendentes \ com todas as suas águas, campos, matos, testados e lavradores que nelas houver”. Ficava a sesmaria de Pedro da rocha Maciel “em um riacho que nasce na serra de Baturité e deságua no rio Cheré”, conhecido pelo nome de Aracoiaba.
Era de esperar que as terras marginais do rio Aracoiaba, viessem a ser ocupadas por lavradores, em razão das vantagens que proporcionavam em águas e fizeram à agricultura, especialmente ao cultivo da cana-de-açúcar.
Assim é que foram, então, surgindo às primeiras moradias que formaram a pequena aldeia denominada “Canoa”, onde, anos depois o Ato provincial se 18 de agosto de 1871 a transformou em sede de distrito policial.
O distrito de paz criou-o Lei provincial Nº 1.607, de 21 de agosto de 1874.•.
Iniciaram-se em Fortaleza, em 1870, sob a iniciativa da companhia Cearense de via Férrea Baturité, a construção da estrada de ferro destinada a servir ao sul do estado. A via férrea alcançou a povoação em 1880, na administração de engenheiro Carlos Mérsing, realizando-se, aos 14 de fevereiro, a inauguração de estação ferroviária no lugar a que chamam Muamba, Muamba ou arraial de Santa Isabel, um pouco afastado de núcleo de Canoa. Desde então viram os Cearenses maiores perspectivas de progresso e encontraram meio fácil de escoar seus produtos para fortaleza.
Tal era o desenvolvimento que a povoação de canoa vinha crescendo que, em 16 de agosto de 1890, o decreto estadual Nº 44 ciou a vila e o município, em território desmembrado de Baturité e a denominação de Aracoiaba. A vila foi instalada a 7 de setembro do mesmo ano.
O foro civil data de 1896, criado pela lei Nº 324, de 2 de setembro, e inaugurado a 24 do mesmo mês.
No quadro da divisão administrativa do Brasil, relativa ao ano de 1911, o município de Aracoiaba compõe-se dos distritos da sede e Vazantes, este ultimo criado por Lei provincial Nº 20, de 6 de setembro de 1882, o ato provincial de 25 de fevereiro de 1885.
Em 1931, sendo Interventor federal do Ceará o Doutor Manuel do Nascimento Fernando Távora, o município veio a ser suprimido com a respectiva vila, pelo decreto Mº 193, de 20 de maio, passando, o seu território a pertencer ao município de Baturité. O capitão Roberto Carneiro de Mendonça, novo interventor
Federal no Ceará, tomando conhecimento das ponderações apresentadas pela comissão incumbida de rever a divisão administrativa do Estado, restaurou o município de Aracoiaba, juntamente com outras unidades, pelo decreto de nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933.
Na divisão administrativa referente a esse ultimo ano, bem como nas divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 1937, e no quadro anexo ao decreto-lei número 169, de 31 de março de 1938, ratificado pelo decreto estadual Nº 378, de 20 de outubro do mesmo ano, o município de Aracoiaba figura com os distritos da sede, São Sebastião e Vazantes, notando-se apenas que em 1933 esses ultima distrito aparece grafado sem os finais.
Pelo decreto Nº 1.422, de 26 de dezembro de 1934, o município de Aracoiaba é termo Judiciário de comarca de Baturité.
Ainda no ano de 1938 foi publicado o decreto-lei número 448 de 20 de dezembro, que estabeleceu o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1939-1943, no qual o município de Aracoiaba é formado dos distritos da sede, jurema, São Sebastião e Vazantes. A vila, em face desse decreto-lei, recebeu feros da cidade.
Os distritos de Jurema e são Sebastião tiveram seus topônimos alterados, respectivamente, para ocara e Curupira, em virtude de decreto-lei Nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943.
Promulgado a Constituição Estadual, em obediência ao artigo 22 de ato das disposições transitórias, o termo de Aracoiaba foi transformado em comarca de primeira entrância, situação que se confirmou na Lei Nº 213, de 9 de junho de 1948.
O município não sofreu qualquer alteração com a nova divisão administrativa do estado, determinada pela Lei Nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, permanecendo, por conseguinte, com os distritos de Aracoiaba, Curupira, Ocara e Vazantes.
Em 3 de outubro de 1954, realizaram-se as eleições para escolhas dos governadores municipais, sendo elevado à dignidade de Prefeito o Sr. Sólon Lima Verde. O legislativo Municipal compõe-se de nove (9) vereadores.
Localização – Aracoiaba é município da zona de Baturité. Foram-lhe os limites aos municípios de Baturité, Redenção, Pacajus, cascavel, Morada Nova e Quixadá.
A sede municipal desta da capital do Estado, em linha reta, 78 quilômetros, e tem as seguintes coordenadas geográficas: 4º 21’ 20” de latitude sul e 38º 49’ 40” de longitude W. Gr.
Altitude – e dos 101 metros a sua altitude na sede municipal.
Clima – temperatura variável de 27 a 33 graus centigrados, com media de 30 a altura da precipitação pluviométrica é da ordem de 838 milímetros.
Área – o município tem a ares de 1.446 km², ocupando o lugar com relação às áreas dos demais municípios do Estado.
Acidentes geográficos – o principal acidente geográfico é a pedra aguda, penhasco visível a grande distancia e inteiramente isolado de qualquer serra, semelhante, digo, semelhante ao Pão de Açúcar pôr menor. Serve de baliza aos aviadores, pois o interessante monólito não se confunde com nenhum serrote da redondeza. Não longe da pedra aguda, se vê outro serrote original: é o chamado Serrote da Tamanca. O nome é bem aplicado, pois, vista de determinado ponto, a configuração do serrote é a de uma tamanca emborcada.


FONTE: http://www.camaradearacoiaba.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=59&Itemid=65&lang=pt


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK