Ceará, Icasa e Fortaleza já conhecem os adversários em suas divisões após fim do calendário nacional
Com o encerramento das quatro divisões do futebol no País, os três representantes cearenses - Ceará e Icasa na Série B, e o Fortaleza na Série C - já conhecem seus adversários para os respectivos certames em 2013.
Ceará e Palmeiras voltam a jogar pela Série B após duelos na elite em 2010 e 2011 FOTO: KIKO SILVA
O Guarany de Sobral, que foi rebaixado este ano para a Série D, só conhecerá a maioria de seus rivais ao fim dos campeonatos estaduais no ano que vem, já que as colocações nas disputas locais são critérios para a definição dos participantes.
Na Série B 2013, Vovô e Verdão do Cariri, após a última rodada da Série A no último domingo, já sabem que terão como companhia no ano que vem os poderosos Palmeiras e Sport, e os sempre organizados Atlético/GO e Figueirense.
Os quatro substituem Goiás, Criciúma, Atlético/PR e Vitória, que jogarão a Série A em 2013. Outras novidades para a Segundona 2013, além do Icasa, são Paysandu, Chapecoense e o campeão Oeste. Vindos da Terceirona, os novatos serão postos à prova contra adversários mais estruturados e em um campeonato mais longo.
O grupo dos 12 que permaneceram, incluindo o Ceará, terá mais uma chance de se reestruturar e renovar a esperança em um retorno à elite. Fazem parte dele São Caetano, Joinville, América/MG, Avaí, América/RN, Paraná, ABC, ASA, Bragantino, Boa Esporte/MG e Guaratinguetá.
Gangorra
O vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro, declarou que Palmeiras e Sport saem na frente, mas que a Segundona sempre reserva boas surpresas e decepções. "Claro que ainda é muito cedo para termos um panorama do que será a Série B do ano que vem, pois os elencos mudarão muito, mas algo certo é que Palmeiras e Sport terão mais chances que os demais pela cota de TV que receberão, valor muito superior ao do Ceará e o da maioria dos clubes, por exemplo. O Atlético/GO e o Figueirense terão cotas equivalentes à nossa, mas sabemos também que times menores podem surpreender, assim como favoritos podem não corresponder. Respeitaremos todos os adversários", promete.
Já na Série C em 2013, o Fortaleza terá oito novos adversários: os quatro clubes que caíram da Segundona - CRB, Guarani de Campinas/SP, Barueri/SP e Betim/MG (ex-Ipatinga) -, além dos quatro que ascenderam da Série D: o campeão Sampaio Correa, o CRAC/GO, o Mogi Mirim/SP e o Baraúnas.
Ao contrário do que ocorreu na edição deste ano, o Tricolor do Pici não terá a companhia de nenhum clube cearense, já que o Icasa subiu de divisão e o Guarany caiu. Os demais rivais do Leão pelo retorno à Série B são os 11 que permaneceram: Águia de Marabá/PA, Brasiliense, Cuiabá/MT, Luverdense/MT, Santa Cruz, Caxias, Duque de Caxias, Macaé/RJ, Madureira/RJ, Vila Nova/GO e Treze/PB.
Mudança?
O que a CBF ainda falta definir é a fórmula da competição em 2013: a atual, com dois grupos de dez clubes, ou por pontos corridos, como se começa a cogitar. Caso a fórmula seja mantida, além do critério de proximidade geográfica dos últimos anos, os adversários do Leão seriam: Águia/PA, Baraúnas/RN, Brasiliense, CRB, Cuiabá/MT, Luverdense/MT, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze.
O diretor de futebol do Leão, Jorge Mota, acredita que o nível da competição não se alterará. "Pelo que estou analisando dos clubes do nosso grupo, mantém-se o mesmo nível deste ano. O Sampaio Corrêa vem muito forte, o Santa Cruz continua perigoso. Mesmo com os obstáculos desses grandes times que iremos enfrentar, temos condição de fazer uma boa campanha e dessa vez, subir", acredita.
Ceará não confirma acerto com gerente
Após o gerente de futebol Beto Sousa ser visto na sede do Ceará na última quinta-feira, visitando as instalações do clube, os rumores de que o Alvinegro já teria fechado com ele para a função ganharam força.
Ainda que tenha admitido que Beto Sousa é um dos nomes em potencial, o vice-presidente Robinson de Castro não confirmou o acerto. "Não é pelo fato de o Beto ter ido à sede do clube que acertamos. Três profissionais visitaram nossa sede. E ainda buscaremos um quarto nome para escolher de acordo com o perfil que queremos".
Beto Sousa já gerenciou o departamento de futebol do Noroeste/SP, Guarani de Campinas e Goiás. Antes do Noroeste, o gestor trabalhou no Corinthians por 17 anos.
Leão agenda lateral Luiz Felipe, ex-CRB de Alagoas
O lateral-direito Luiz Felipe, de 27 anos, que já passou por Grêmio, América Mineiro, Juventude/RS, Guaratinguetá/SP, Vila Nova/GO, Paulista/SP e CRB, entre outros clubes, está na mira do Fortaleza. Há quem diga até que está contratado, embora o presidente do Leão, Osmar Baquit, não tenha confirmado nas entrevistas que concedeu à imprensa local ontem.
Baquit confirmou, contudo, o acerto com o zagueiro Gabriel, que disputou a Série A pelo Atlético Goianiense. Ainda nesta segunda-feira, o presidente do Tricolor confirmou que o goleiro João Carlos renovou seu contrato com o Fortaleza para 2013. O mandatário informou que o ex-presidente Marcello Desidério será o novo representante do clube na Federação Cearense.
VLADIMIR MARQUESREPÓRTER
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1210278
Nenhum comentário:
Postar um comentário