PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PROPRIEDADES BENÉFICAS DO CHOCOLATE


PROPRIEDADES BENÉFICAS DO CHOCOLATE

Afinal, o que há de tão especial no chocolate? Existem pessoas com verdadeira compulsão e que chegam a fazer acompanhamento psicológico para tratar do vício, tamanho é o desejo irrefreável que sentem pelo chocolate. Engana-se quem pensa que o chocolate é somente uma guloseima deliciosa, pronta para ser devorada por qualquer ser humano que não esteja de regime. O chocolate, desde a Antiguidade, é usado para relaxantes banhos de espuma, fazendo o papel de revitalizante para a pele ressecada, desnutrida e foto-envelhecida. Atualmente em evidência, os banhos são feitos em clínicas de estética, eles são indicados para o inverno, pois mantêm a hidratação e maciez cutânea, além de preparar a pele para o verão. O chocolate, devido à sua ação nutritiva, deixa a pele bem umectada, com brilho, grande viço e vida, tornando-a macia e aveludada. As gorduras presentes na massa do cacau formam uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da epiderme escapar. Além disso, o apelo sensorial que envolve o chocolate causa uma sensação bastante agradável. Tanto que na França, o banho é feito com o chocolate derretido passado diretamente no corpo. O Cacau foi sendo conhecido em diferentes países europeus e seduziu botânicos desde 1582. O naturalista sueco Lineu, considerado o "pai da botânica moderna", classificou o Cacau com o nome grego "Theobroma", que significa "bebida dos deuses". Desde tempos bem remotos Chocolate propriedades curativas. A origem do consumo do Chocolate remonta às antigas civilizações Maia e Asteca. 
variedades1.com
Segundo a lenda, o uso do Cacau fora ensinado pelos deuses, que diziam ser um forte gerador de saúde e energia, sendo por isso o Chocolate denominado de "o alimento do Deuses". Na civilização Maia os seus feiticeiros, antepassados de padres e médicos, receitavam Cacau como estimulante e como pomada analgésica. Era igualmente ingerido pelos guerreiros como bebida revigorante. A manteiga de Cacau era ainda utilizada como unguento para os ferimentos. Já nas lendas astecas dizem que o Cacau veio do paraíso, porque acreditavam quem o bebesse adquiriria poder e magia. Os Sacerdotes-Médicos astecas prescreviam Cacau misturado com ossos moídos exumados de seus ancestrais como cura para a diarreia. Em 1753 o cientista sueco Carl Von Linnaeus – criador do sistema latino de categorização vegetal e animal - nomeou o gênero e espécie do cacaueiro de Theobroma cacao que, literalmente, significa: cacau, o alimento dos deuses. Justo como o chamavam os povos nativos da América Central pré-colombiana. A amêndoa in natura do cacau é fonte dos seguintes nutrientes: Magnésio, Ferro, Cromo, Anandamida, Theobromina, Antioxidantes, Manganês, Zinco, Cobre, Vitamina C, Ácido graxo ômega 6, Feniletilamina, Serotonina, ao contrário da opinião popular, cacau é uma fonte pobre de cafeína. A amêndoa de cacau in natura contém algo em torno de vinte vezes menos cafeína do que o café. Cacau engorda? Amêndoas de cacau natural contêm de 12% a 50% de gordura, dependendo da variedade e das condições de cultivo. 
Os nibs de cacau natural têm cerca de 40% de gordura. Não existem evidências de que o consumo de cacau natural propicia obesidade. Ao contrário, cacau natural é uma fonte de perda de peso devido ao seu extraordinário perfil nutricional, com minerais e moléculas que fazem modular o apetite. Na composição do chocolate encontra-se, em grande quantidade, uma substância denominada de teobromina que estimula levemente o sistema nervoso central, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando a fadiga. Contudo, o consumo repetido e em excesso pode trazer algumas complicações ao nível do humor e criar habituação no organismo. Sabe-se ainda que o chocolate preto e amargo possua propriedades antioxidantes, as quais parecem ter uma função cardioprotetora no organismo. Existem vários tipos de chocolate, várias formas de confeccionar e várias aplicações. Atribuir propriedades medicinais ao chocolate é algo que se busca desde que o seu consumo se disseminou na Europa. Quando foi produzida a primeira barra de chocolate, em 1847, pela fábrica inglesa Fry&Sons, a guloseima era frequentemente receitada para tratar os mais diversos males – de pulmões fracos a escorbuto. Na segunda metade do século XX, por causa das altas taxas de açúcar e de gordura saturada, o chocolate transformou-se em vilão da boa saúde. 
Há menos de dez anos, o chocolate foi reabilitado – em sua forma amarga. Rico em antioxidantes, sobretudo polifenóis e flavonoides, ele auxilia no combate aos radicais livres, as moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo, danificam o músculo cardíaco e causam o envelhecimento das células. Se consumido com moderação, até a sua gordura saturada pode ser boa. Os últimos estudos concluíram que, uma vez ingerida, ela se converte em ácido oleico no fígado. Encontrado também no azeite de oliva, o ácido oleico funciona como uma vassoura nas artérias, limpando-as do acúmulo de colesterol. O Cacau para além do seu já vastíssimo uso culinário tem vindo a ser cada vez mais utilizado em tratamentos de beleza (máscaras para pele e rosto) e também em aroma-terapia, pois é claro para todos nós que o aroma do cacau ou chocolate nos faz sentir bem, pois produz um efeito sobre o cérebro que liberta serotonina, conhecida pela hormonal do prazer e do amor, sendo por isso também um bom ansiolítico e antidepressivo. Investigadores afirmam que a compulsão pode ser uma adaptação do organismo para suprir a deficiência de seretonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios. A serotonina também interfere no estado de humor e na sonolência e, quando há uma diminuição dessa substância no cérebro, a pessoa sente necessidade de ingerir açúcar. Mas é possível comer sem culpa, desde que haja um mínimo de autodisciplina. Quem tiver uma vontade incontrolável de comer doces e não for diabético, pode optar por compotas de fruta ou outros doces sem gordura. O doce parece ter um significado afetivo na maioria das famílias. E, em casos de carência de afetiva, a compensação acaba no próprio doce. Chocolate - O chocolate é o alimento muito apreciado por toda a população. Da forma líquida, sólida, pastosa, doce, amargo ou de leite, o sabor do chocolate é bastante saboroso. O chocolate além de ter um ótimo gosto, também é benéfico para a nossa saúde. Este maravilhoso alimento pode prevenir algumas doenças. O chocolate, essencialmente amargo atua no sistema circulatório. Uma vez que o chocolate pode conter flavonoides, um antioxidante, que, melhora a saúde vascular, pois permite a dilatação das artérias, faz com que tenhamos um bom funcionamento das artérias e das veias, que por sua vez, previne a existências de doenças cardíacas, derrames, enfartes.

Read more at http://www.variedades1.com/2012/12/propriedades-beneficas-do-chocolate.html#yyFP59HDMRv6SJr7.99 


fonte:http://www.variedades1.com/2012/12/propriedades-beneficas-do-chocolate.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK