REDE ELÉTRICA
Perigo de acidente cresce nas férias
07.01.2013
Choques causados pelo contato com a rede elétrica, como tomadas e fios de alta-tensão, podem ter como consequência graves queimaduras FOTO: KID JÚNIOR
O mês de janeiro é um dos mais esperados pelas crianças devido às férias escolares. Contudo, quando a brincadeira começa em casa ou perto dela, alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados. Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), é necessário orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa próximo a áreas de risco e de ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, principalmente, quando a casa não tem ninguém para reduzir a sobrecarga e por consequência o curto-circuito.
A enfermeira Marília Gabrielly Pereira, mãe de Maria Clara, cinco anos, confessa que sempre orientou a filha a respeito dos riscos da rede elétrica, em especial, pelo fato dela trabalhar durante a noite e a pequena ficar com a babá. "No hospital que trabalho, chegam muitas crianças queimadas por choques elétricos. Não gosto nem de pensar que a minha filha possa estar mexendo em tomadas", diz.
A enfermeira conta que faz questão de ser bem objetiva e fala abertamente sobre o assunto com Maria Clara. "Aqui perto de casa, duas crianças perderam a vida devido a um curto-circuito e ela sabe de tudo que aconteceu", comenta Marília.
Dicas
Conforme a Coelce, os cuidados devem ser redobrados com as crianças nas férias, o computador, por exemplo, precisa receber atenção especial. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador.
Além disso, é importante desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, pois, apenas desligar, sem retirar os aparelhos da tomada, pode causar sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios. A consequência é a queima de equipamentos mais sensíveis e incêndios.
FONTE: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5560708826892681003#editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário