PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alimento caro pesa mais para mais pobres


Não apenas os mais ricos sofreram com o aumento do custo de vida nos últimos anos. Itens mais básicos como alimentação no domicílio, aluguel, vestuário, remédios e transporte público subiram acima da inflação de 2008 a fevereiro de 2013 e pesaram no bolso das classes C, D e E. Todos esses itens "comem" fatias maiores dos orçamentos das famílias de menor renda.
A alimentação, por exemplo, aumentou 49,36%. O aluguel, 53,84%. Para Eulina Nunes dos Santos, do IBGE, sempre que a alimentação aumenta o impacto entre os mais pobres é maior. O mesmo ocorre com os transportes, que encareceram 40,66%.
Diferentemente do que se pode imaginar, o vestuário tem maior impacto no consumo dos mais pobres. O grupo subiu, em média, 40,26% de 2008 a fevereiro de 2013.
Duas boas notícias, porém, vieram da redução dos preços da energia elétrica (-4,85%) e dos eletrodomésticos (-0,09%).
"A energia tem um peso grande para a baixa renda e os preços menores representam um alívio para o orçamento", diz Márcio Salvato, professor do Ibmec.
Os eletrodomésticos caíram graças ao desconto do IPI, o que, ao lado do avanço da renda, permitiu mais acesso a esses bens.
Para compensar a perda de arrecadação, o governo aumentou o preço do cigarro e atingiu os mais pobres.
O fumo, que pesa mais entre famílias de menor renda, subiu 106,61% de 2008 a fevereiro de 2013.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1260061-alimento-caro-pesa-mais-para-mais-pobres.shtml

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK