PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 11 de maio de 2013

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,23-28


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23bEm verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará


Sábado, 11 de Maio de 2013.
Santo do dia: São Gualtério, presbítero
Cor litúrgica: branco
Primeira leitura: Atos 18, 23-28
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloqüente, versado nas Escrituras. 25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus. 27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 47
- Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
R. O Senhor é o grande Rei de toda a terra
- Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações,
está sentado no seu trono glorioso.
R. O Senhor é o grande Rei de toda a terra
- Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!
R. O Senhor é o grande Rei de toda a terra

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,23-28
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Saí só Pai e vim ao mundo, eu deixo o mundo e vou ao Pai (Jo 16, 28)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23bEm verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará.  24Até agora nada pedistes em meu nome;  pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.  25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa.  Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome,  e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama,  porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus.  28Eu saí do Pai e vim ao mundo;  e novamente parto do mundo e vou para o Pai.'
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Cipriano
(c. 200-258), Bispo de Cartago e mártir
A Oração do Senhor, §§ 26-28

«Se pedirdes alguma coisa ao Pai
em Meu nome, Ele vo-la dará»
«Não nos deixeis cair em tentação» (Mt 6,13) [...]. Quando pedimos para não cair em tentação, lembramo-nos da nossa fragilidade, para que ninguém se olhe a si mesmo com complacência, para que ninguém se eleve com insolência, se glorifique a si mesmo pela sua fidelidade ou pela sua provação, quando o próprio Senhor nos ensina a humildade, quando nos diz: «Vigiai e orai, para não cederdes à tentação. O espírito está cheio de ardor, mas a carne é débil» (Mc 14,38). Se primeiro fizermos profissão de humildade, daremos a Deus tudo o que pedirmos com temor e reverência, e podemos estar certos de que a Sua bondade no-lo concederá.
Esta oração termina com uma conclusão que reúne, numa forma breve, todos os pedidos. Dizemos no final: «Mas livrai-nos do mal.» Compreendemos, neste passo, que o inimigo pode maquinar contra nós neste mundo, mas estamos certos de ter um amparo poderoso se Deus no-lo conceder, se Ele vier em socorro daqueles que Lhe imploram. Portanto, quando dizemos: «Livrai-nos do mal», nada mais temos a pedir. [...] Ficamos fortalecidos contra todas as maquinações do demónio e do mundo. Quem poderá temer o mundo, se Deus for o nosso protector neste mundo?
Porque estranharmos que Deus nos tenha ensinado a orar desta maneira, ensinando-nos numa tão breve fórmula tudo o que devemos pedir para nossa salvação? [...] Quando o Verbo de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, veio para todos os homens, reuniu os doutos e os ignorantes, e forneceu os preceitos de salvação para todos, seja qual for o sexo ou a idade. Fez uma resenha concisa dos Seus preceitos [...]. Assim, quando quis ensinar em que consiste a vida eterna, sintetizou todo o mistério da vida numa fórmula de concisão maravilhosa: «Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem Tu enviaste» (Jo 17,3).

TwitterFacebookOrkut
Arautos do Evangelho
Copyright© Arautos do Evangelho 2011 Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK