PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 21 de julho de 2013

´Fazenda do futuro´ para o semiárido será instalada no CE

MODELO

´Fazenda do futuro´ para o semiárido será instalada no CE

21.07.2013

Inspirada no modelo israelense dos "kibutz", experiência será implantada em Quixeramobim
Fortaleza. Será assinado ainda neste ano o Termo de Intenção entre Ceará e Israel para a instalação de uma fazenda-modelo nos moldes das técnicas de manejo adotadas no país do Oriente Médio que, bem mais que o Ceará, possui uma oferta muito menor de água, mas com considerável eficiência. O local escolhido é a Fazenda Normal, de propriedade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Quixeramobim.

Fazenda Normal, em Quixeramobim, será a primeira no Brasil FOTO: ALEX PIMENTEL

Equipamentos fabricados em Israel para técnicas desde a microaspersão por gotejamento a reuso da água e reaproveitamento do subproduto do esgoto farão parte do conjunto de manejos na fazenda modelo com focos na produção e gestão deficientes. Em diálogo com o Ministério de Agricultura e Comércio de Israel estão, dentre outros, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Ematerce, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece).

Desenvolvimento
"A gente quer tornar a fazenda normal num centro de desenvolvimento, voltado para a convivência com o semiárido. Como vivemos numa região pobre, temos que adotar políticas voltadas para escassez, não para a fatura", afirma Sheila Sztutman, da Missão Econômica de Israel no Brasil. O Pais do Oriente Médio tem várias empresas produtoras de equipamentos que possibilitam menor desperdício e maior reuso de água, mas não só isso. A única fazenda nesses moldes fora de Israel foi implantada na Tailândia.

"São diversas formas de aproveitamento dos recursos naturais, como a captação mais eficiente de energia solar como combustível na agricultura irrigada", explica Nicolas Fabre, consultor de desenvolvimento rural da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece).

Articulação
"Em quase 18 meses de conversa, já temos várias empresas de Israel interessadas em trabalhar conosco essa tecnologia. Estamos na fase de articulação. A parte técnica já temos feito, agora é a vez do campo diplomático", explica Reginaldo Lobo, diretor de Agronegócio da Adece que também faz parte da comitiva que esteve em Israel para conhecer projetos e discutir os termos técnicos da negociação. A fazenda-modelo é inspirada nos Kibutz, assentamentos em Israel que, décadas atrás, já uniam associativismo com tecnologia sustentável - portanto, com o maior reaproveitamento de matéria-prima e menor desperdício, sobretudo, de água. O objetivo é valorizar as experiências de inovação tecnológica, proporcionando acesso descentralizado à água para produção de alimentos, implantação do sistema de microirrigação.

Agricultor

De forma participativa, os agricultores deverão ser capacitados e envolvidos nessa tecnologia. "É nesse ponto que entram Aprece e Ematerce, pois é nossa intenção que o que se praticar lá seja acessível aos agricultores e produtores rurais", explica Reginaldo Lobo, da Adece. Para José Maria Pimenta, presidente da Ematerce, a fazenda representará o futuro da produção agropecuária no Ceará. "Mas num futuro próximo, na medida em que essas técnicas forem implantadas e disseminadas para as comunidades", afirma.

Com uma estrutura voltada para experimentação e para a disseminação das tecnologias do setor agropecuário, a Faznor dispõe de instalações de treinamento, infraestrutura, equipamentos e implementos de produção agropecuária dormitórios e refeitório. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará, o Consulado de Israel no Brasil já solicitou uma audiência com o governador Cid Gomes para formalizar a cooperação. "Só depois poderemos falar em valores, mas estamos diante de uma evolução no conceito de sustentabilidade".

Mais Informações:
Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará ( Adece)
-Av. Barão de Studart, 598 - Meireles, Fortaleza
Telefone: (85) 3457 3300

MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER 


FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1294328

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK