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sábado, 23 de novembro de 2013

Anatel: operadoras não cumprem metas

SERVIÇOS DE DADOS

Anatel: operadoras não cumprem metas

23.11.2013

Objetivo definido pela Agência para acesso ao serviço de voz no País é de 95%; empresas chegaram a 97%
Brasília. Embora todas as operadoras de telefonia móvel tenham cumprido as metas de qualidade do serviço de voz em julho deste ano, as obrigações de acessos ao serviço de dados ainda não foram totalmente alcançadas, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a Agência, o descompasso é causado pelo serviço 2G (96% de acesso), já o 3G bate a meta (98,8% de acesso) FOTO: BRUNO GOMES

As metas do órgão regulador para acesso ao serviço de voz no País é de 95%, e o conjunto das empresas do setor chegou a um índice de 97% em julho deste ano. Da mesma forma, a tolerância da Anatel para as quedas nas redes de voz é de 2%, e as empresas alcançaram um índice de apenas 0,96% no mês.

Por outro lado, a meta para o acesso ao serviço de dados (somados os serviços 2G e 3G) é de 98%, mas o conjunto das operadoras registrou um indicador de 96,2% em julho, continuando abaixo do exigido pela Anatel. O descompasso é causado pelo serviço 2G - com 96% de acesso -, já que as redes 3G batem a meta, com 98,8% de acesso.

"A meta para dados não faz distinção entre o 2G e o 3G, mas percebe-se que o problema de acesso está no 2G. Uma alternativa para as companhias cumprirem a meta é estimular os usuários a migrarem de chips e aparelhos das redes 2G para 3G", afirmou o conselheiro substituto da Anatel, Roberto Pinto Martins.

Olhando os resultados por empresa, apenas a Claro alcança a meta de 98% no acesso a dados combinadas as duas tecnologias. Já TIM e Vivo registram 96% e a Oi aparece com 95%. Além disso, a Oi é a única que não consegue bater a meta nem mesmo no 3G. Já a tolerância para as quedas das redes de dados (3G e 2G) foi respeitada pelo conjunto das operadoras. O limite estipulado pela Anatel é de 5%, e a média registrada pelas empresas foi de 1,66% no mês.

Investimentos

As operadores chegaram em julho deste ano a 47% dos investimentos prometidos para o triênio 2012-2014. A Oi é a empresa que está mais distante de cumprir seu plano de investimentos. A companhia desembolsou R$ 1,9 bilhão desde o ano passado até julho deste ano. O valor corresponde a apenas 35% da proposta de investimentos de R$ 5,4 bilhões até o fim de 2014.

A TIM investiu no primeiro ano 45% do prometido no plano trienal, desembolsando R$ 4,9 bilhões dos R$ 10,8 bilhões prometidos. A Claro chegou à metade da vigência do plano com 51% dos investimentos previstos, gastando R$ 4,2 bilhões dos R$ 8,2 bilhões projetados. Já a Vivo apresentou um índice de 55%, investindo R$ 3,9 bilhões dos R$ 7,1 bilhões estipulados.

Reclamações

Sobre a quantidade de reclamações na própria empresa, a Anatel informou que a Claro é a única operadora de telefonia móvel que ainda descumpre as metas da Agência. Mas, ao contrário da Claro, todas as outras companhias - Oi, TIM e Vivo - descumprem a meta de reclamações não resolvidas pelas próprias empresas que chegam à Anatel. 


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

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