PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

EMPATIA COM PACIENTES DE CÂNCER

EMPATIA COM PACIENTES DE CÂNCER

O câncer tem causado muita dor e aflição a muitas famílias e também nos próprios pacientes que sentem dores insuportáveis em estado terminal. Agora, o que vem a ser o câncer? Geralmente é um tumor maligno que nasce em certas partes de nosso corpo, estas células produzidas não são normais, são aberrações e anomalias que o corpo produz indiscriminadamente, o setor médico que trata da doença é a oncologia, hoje em dia devido à tecnologia avançada tem se conseguido a cura para determinados tipos de câncer. Mas estou escrevendo sobre o assunto, não para falar sobre a doença em si, mais para mostrar como as famílias sofrem diante da situação terminal de câncer, quando uma família está passando por está situação é normal o nervosismo e agitação para tentar resolver o problema e ter seu familiar novamente com saúde, porém em certos casos a coisa não é tão simples e se estende por meses e talvez anos. Quando temos um parente com câncer, temos que confiar que a medicina poderá solucionar e curar nosso familiar e, seria muito importante procurar uma segunda opinião para constatar que a primeira avaliação está mesmo correta ou não, sabemos que o diagnóstico correto pode ser a diferença entre a vida e a morte. Pesquisas mostram que o ódio, rancor, raiva e todos os sentimentos que são negativos que nos deixam para baixo, estes sentimentos segundos pesquisadores podem vir a causar o câncer, claro que a controvérsias sobre o assunto e os médicos dizem que tem haver mais com fatores genéticos e com nossa árvore genealógica que herdamos de nossos ancestrais.
 Entre pesquisadores e médicos rola esta controvérsia que está longe de terminar, porém já foi constado que pessoas que tem câncer se recuperam mais rápido quando estão com o humor em alta. Uma história recente mostra uma mulher que estava com câncer e decidiu levar uma vida feliz e sem amarguras, resultado do processo é que após um ano foi feito uma bateria de exames e foi constado que ela estava totalmente curada, essa mulher assistia filmes de comédia, visitava peças teatrais que lhe deixavam de bom humor, pesquisadores chegaram à conclusão que realmente foi seu estado de humor que lhe curou e que realmente os sentimentos têm poder de curar o câncer, apesar disto a opinião dos médicos não mudaram e, a decisão vai ficar nada mais e nada menos do que para nós decidirmos. Isto mostra o quanto temos que tratar pessoas que têm este problema de forma a fazê-las se sentir felizes, isto vai ajudar na recuperação da doença, claro que cada caso é um caso e não podemos generalizar a cura de uma pessoa e achar que sempre vai ser do mesmo jeito, cada caso é um caso, porém a esperança é a ultima coisa que deve morrer, ajudaremos a pessoa com nosso bom humor, nada de levar tristeza para perto delas isso pode contribuir para atenuar o problema. Seja amigo, parente ou conhecido, temos que mostrar empatia para com todos, devemos lembrar que isso pode acontecer com qualquer um de nós, uma coisa que o ser humano não percebe quando vê alguém passando pela doença é que o mundo da várias e várias voltas e às vezes poderemos nos encontrar em uma situação similar, então como nos comportaremos ou que atitude terá perante o monstro do câncer?
Quando mostramos empatia pelo nosso próximo começamos um aprendizado importante, podemos ver a dor dos familiares e de nossos amigos, veremos também como passam pela situação e os ajudaremos sempre que necessário, e o melhor de tudo aprenderemos como lidar com o câncer mostrando um ato de amor para com nosso próximo e, que o cara lá de cima nos ajude a nunca ter uma doença dessas na família, porém compreender a situação e ver a dor que a doença causa nas pessoas e ver o problema que pacientes e familiares podem passar perante a doença, vai causar em nós uma sensibilidade, e seria bom ver todos nossos irmãos com um tom de amizade, amor e carinho. Portanto, vamos olhar a coisa de um contexto mais amplo, até porque essa doença é muito comum e qualquer um pode ter, desta forma temos que respeitar e ser empático com quem está com câncer, à bondade que proporcionamos aos outros sempre vira em nossa direção, é a regra da vida.

Texto: Eduardo Targa Teixeira 


FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK