PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 20 de abril de 2014

VEJA O TESTAMENTO DO JUDAS

Rose Aracoiaba
***VEJA O TESTAMENTO DO JUDAS.***Amigos e Amigas, são dois interessantes TESTAMENTOS DO JUDAS, que estão no Volume II de "Aracoiaba, História em Retalhos": Aquele mais adiante que Francisco Evangelista Silva compartilhou do Blog de Joseni Josa Parceiro, que é de AUTORIA do Sr. Francisco Acelis da Silveira, pai de Blemar e de José Iramar e apenas as explicações históricas é que são de Dr. Salomão.***E esse a seguir, de total autoria de Dr. Salomão, bem mais completo, onde estão citados vários alunos e cidadão de Aracoiaba de então: "ARACOIABA - TESTAMENTO DE JUDAS
Salomão Alves de Moura Brasil



I
OSVINO, eu sei que amanhã
Você dá chow pala Praça,
Gozando e se divertindo,
Zombando minha desgraça;
Faça um favor a seu primo,
Entregue ao Luiz Firmino
Dez novilhotes de raça!

II
Ana Maria é versada
Nos temas da Matemática;
Vou lhe deixar de presente
Minhas lições de Gramática;
Ordeno que, nesta Escola,
Você não banque pachola,
Nem seja também enfática.

III
Meu Cadilac atômico
Vou deixar para o Rufino;
Vá buscar lá no meu posto,
Em frente ao Zé Bernardino;
Faça com ele cartaz,
Banque sempre o bom rapaz,
Emprestando ao Zé Almino.

IV
Não precisa nem de rodas,
Já está suspenso do chão,
As rodas dei de presente
A Antônio Irã, meu irmão;
A gasolina faltando,
Vá por ali, se mancando,
Peça ao Dr. Salomão.

VEJA MAIS CLICANDO ABAIXO EM 

MAIS INFORMAÇÕES


V
Por falar em Antônio Irã,
Cadê o Cabo Belini?...
Diga a ele que é herdeiro,
De um palitó e um biquíni;
E para o Valdir bedel,
Vou deixar meu outro anel,
Novinho que chega tine.

VI
Vou deixar para o Almino
Dez carros-tanques na Praça,
P´ra transportar combustível
Para o Ginásio, de graça,
As chaves estão na esquina
Do beco da Marcelina
Com a Rua da Chumaça.

VII
Grigone velho de guerra,
Cadê você, meu chapinha?...
Fique com minhas gaiolas,
Meu canário e meu golinha,
Não arme mais alçapão,
Nas paredes do oitão
Da casa da VOVOZINHA.

VIII
Esse nome de MUAMBA
P´ra não falar em PAPOUCO,
Mudei p´ra SANTA IZABEL,
P´ra despistar mais um pouco;
Tem gente que está me olhando,
Mas vão todos se mancando,
Que eu gosto é dos meus caboclos.

IX
Ao Tadeu Alves eu deixo
Meu cartaz de professor;
Receba lá no seu Mário
Meu anelão de DOUTOR;
Tem uma chapa de cobre;
No verso tem: “Fátima Nobre”,
Foi o meu primeiro amor.

X
P´ra VOVÓ dos estudantes,
Que Dona OTILIA se chama,
Deixo a Fazenda do ENCOSTA,
E vinte caixas de BRAHMA;
Vou deixar p´ra Dona Helena,
Embora com muita pena,
O sítio da JITIRANA.

XI
Tem agora o João de Paula,
Motorista do Patrão;
Queira aceitar do meu SIMCA,
Os terminais da direção;
O pneu velho furado
Vá deixar, com meu recado,
Na garagem do COBRÃO.

XII
Seu HUMBERTO, professor,
De inteligência da breca,
Pode usar minha peruca,
P´ra cobrir sua careca;
Se dela não precisar,
Quando algum dia abusar,
Faça de presente ao ZECA.

XIII
Para a RAINHA DA VOZ,
Vou deixar minha cigarra;
Para o Zé Silveira deixo
Minha estridente guitarra;
Deixo o zabumba ao CAMBEBA,
E, p´ro meu amigo PEBA,
Meu reco-reco, p´ra farra.

XIV
Para a Turma do CONJUNTO
Que é toda de gente bem,
Um contrato de trabalho,
P´ras festas do mês que vem;
P´ra Inauguração da QUADRA,
Vou preparar minha Esquadra
P´ra tocar como convém.

XV
Vou deixar para a Adeija,
RAINHA DO ALGODÃO,
Uma viagem ao planeta
De sua predileção;
Falei com Nosso Senhor,
Vem um Disco Voador,
Dez Foguetes e um Balão.

XVI
A nossa primeira série,
Por ser muito numerosa,
Será chamada por todos
De turma BOTÃO-DE-ROSA;
Abra do olho, negrada,
Senão vai reprovada
Muita boneca dengosa.

XVII
O NORMAL é meus pecados!...
Emperra meu Testamento;
Assim mesmo o PICHILINGA
Tem p´ra vocês meu jumento;
Nas aulas de Biologia,
Quem brincar, meu negro chia,
Na hora do julgamento.

XVIII
O PRIMÁRIO está de cima,
Aqui no meu Inventário;
Mandei reduzir p´ra ele
Trinta minutos do HORÁRIO;
A preguiça ajudou pouco,
O Diretor fez-se mouco,
Foi no Conto do Vigário.

XIX
P´ra ´Marilac Silvestre,
Minha sobrinha bacana,
Deixo toda a minha safra
De produção de banana;
P´ra comadre MARISTELA
E p´ro ILZO, marido dela,
Metade da minha grana.

XX
Para a Terezinha Aquino,
Este broto sensação,
Deixo no Jenipapeiro,
Um plantio de algodão;
Faça vestido bem feito,
Pois seu corpo já tem jeito
De um bonito violão.

XXI
P´ra turma do MADUREZA
Como junho vem aí,
Vão ser todos reprovados
Se não cuidarem de si;
Para o Ilzo ganhar notas
Vou lhe deixar minhas botas
E meu fraque de sair.

XXII
E a RAINHA DO CLUBE,
P´ra tu não morreres tísica,
Lúcia Pinheiro te ajuda
Nas aulas de Educação Física;
Dá duro com essa negrada,
Manda as mais desengonçadas,
Praticar a EDIFÍSICA.

XXIII
Onde estás tu, Stelinha,
RAINHA DO ESTUDANTE?...
Vai merendar na LUIZA,
A partir de hoje em diante;
Pendura na minha conta
Que o BERNARDINO desconta
Nas estradas da VAZANTE.

XXIV
E você, NELSINHA, sabe?
Por conta do seu sorriso,
Almoce na MARCELINA,
Que eu pago seu prejuízo;
Vá com o Dr. SALOMÃO
Ao dentista, em REDENÇÃO,
Buscar seu dente de sizo.

XXV
Quem toma porre no EDILSOM
E curte no barracão,
Ouça bem o meu conselho,
Cuidado no Capitão;
O Inquérito vai lavrado
Mas, p´ra não ser processado,
Fale ao Dr. SALOMÃO.

XXVI
Dr. Elson, os meus processos
Que eu tenho aqui no Cartório
Use deles p´ra você,
Que o trabalho é meritório;
Meus clientes pagam bem,
Tome até o último vintém
E mande-os p´ro Sanatório.

XXVII
Bastião, você conhece
A dupla COSME-DAMIÃO?....
È a Lucíola e a Lucia Inês,
P´ra quem deixo meu jibão;
Já pensou?... De manhãzinha,
Lucíola bem bacaninha
Na agência REDENÇÃO?

XXVIII
Tomé, cadê o recado
Da professora Aurandir?...
Assim mesmo, vai no bar,
Que eu pago teu Parati;
Pega a Turma da TILOGRA
Organiza aquela droga
Que teu cheque vai sair.

XXIX
Já fui na primeira série
Procurar meu amiguinho;
E deixei meus oceanos
Nas mãos do Mestre Marinho;
Neném Dantas está por lá
E a Gracinha vai ganhar
Dois navios e um barquinho.

XXX
A terceira série é um caso
Mas que é amiga, é!...
O Silva com o Dinão
Fornecerão Picolé;
Cuidado com o Diretor!...
O caso dá bololô,
Duas semanas de pé.

XXXI
A Lúcia Paz e a Ruth
Estavam tristes no outro mês;
Mas ganharam novamente
Sua cadeira de Inglês;
A Lenira disto sabe,
Embora que ela se babe,
Ganharão dez outra vez.

XXXII
Ao Valter, cantor famoso,
Já com pinta de galã,
Se cantar mais entoado,
Lhe darei uma sedã;
Pode usar meu microfone,
Cantor assim de renome,
Já nasceu sendo meu fã.

XXXIII
Aila, este sucesso,
Que está causando impressão,
Aceite um cheque visado
Pelo Dr. SALOMÃO;
Vá no BANCO DO BRASIL
Que até o ano dois mil
Você checa seu TALÃO.

XXXIV
Convidei algumas fãs
Fui passear lá na Praça;
Mas quase me acontecia
Uma tremenda desgraça;
Outro grupo apareceu
E o caso recrudesceu,
Escapei mas foi na raça.

XXXV
Houve choro e lenga-lenga,
Pontapés e bofetão,
Cada qual que mais queria
Me amar de coração;
Mandei tudo pro inferno,
Pois me rasgaram o meu terno
Que deixo para o CARRÃO.

XXXVI
Teresa Neuma e Regina,
Marlúcia Moura e Eugênio,
Fátima Campos e outras
MENINAS que não têm gênio,
Maria de Lourdes Vasconcelos
E toda família Camelo,
Deixo nove bois de Engenho.

XXXVII
E para a Rose recordar,
E o Ginásio Secretariar,
Quero deixar de presente
E por isso lhe ofertar
A minha “Caneta Parker”
Para os diplomas assinar,
E com seu esmero patente,
Nada deixar faltar."
...


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK