PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Presença feminina na Assembleia aumenta após eleições deste ano; bancada em Brasília também cresce

ELEIÇÕES 2014

Presença feminina na Assembleia aumenta após eleições deste ano; bancada em Brasília também cresce

20h01 | 06.10.2014

Entre deputadas estaduais, três se reelegeram; Bancada federal em Brasília terá duas mulheres

ADERLÂNIA
Aderlânia Noronha (SD), foi a mulher mais bem votada no CE para o cargo de deputado estadual
FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK
LUIZIANNE
Luizianne Lins (PT) se elegeu deputada federal com 130.717
FOTO: ARQUIVO DN
A presença das mulheres parlamentares naAssembleia Legislativa do Ceará pouco mudou após a divulgação dos 46 deputados eleitos. A diferença foi de apenas uma mulher eleita a mais no pleito deste ano, fazendo subir para sete o total de parlamentares na bancada do legislativo. Nas eleições de 2010, seis mulheres conseguiram se eleger. 
No resultado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), três mulheres conseguiram sereelegerFernanda Pessoa (PR) com 78.579 votos, Mirian Sobreira (Pros), 44.451 mil eBethrose (PRP) com 31.666 mil votos. Rachel Marques (PT) tentou reeleição, mas com 35.955 votos não conseguiu atingir o coeficiente partidário para exercer um novo mandato.Patrícia Saboia, que tinha mandato após as eleições de 2010, não concorreu nestas eleições. Atualmente a ex-deputada é Conselheira do Tribunal de Contas. Eliane Novais (PSB) que ganhou como deputada estadual em 2010, se lançou para a disputa de 2014 como candidata ao governo e foi derrotada. 
Segunda na lista dos deputados estaduais mais votados deste ano, a candidata Aderlânia Noronha (SD) venceu com 97.172 mil votos. Entre as sete candidatas femininas eleitas este ano, Aderlânia foi a mais votada. As candidatasAugusta Brito (PCdoB), com 50.849 votos,Lais Nunes (PROS), com 48.929 e Dra. Silvana (PMDB), com 41.449 compõe a lista das deputadas.  
Bancada feminina em Brasília
Diferença pequena também entre a bancada feminina em Brasília. Dos 22 representantescearenses eleitos, apenas duas são mulheres: Gorethe Pereira (PR) e Luizianne Lins (PT). Em 2010, apenas Gorethe estava entre os vencedores do pleito.
A deputada do PR foi a mulher mais bem votada na disputa deste ano e teve 130.983 mil votos. Luizianne Lins veio em seguida, eleita com 130.717 mil votos.
Gorethe Pereira e Luizianne ficaram em 8º e 9º lugar respectivamente, na lista geral dos deputados federais cearenses mais votados e eleitos.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK