PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 13 de dezembro de 2014

Viva o Forró! Viva Luiz Gonzaga!

Publicado em 13/12/2014 - 12:54 por 

Luiz Gonzaga
♪ Minha vida é andar por este país
  Pra ver se um dia descanso feliz
  Guardando as recordações
  Das terras onde passei
  Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei ♪

A data para comemorar o dia do Forró não poderia ser mais emblemática. O dia 13 de dezembro foi escolhido para homenagear Luiz Gonzaga, que hoje faria 102 anos se estivesse vivo. É muito difícil encontrar um nordestino que não tenha escutado alguma canção do Rei do Baião e assimilar, automaticamente, a figura dele aos nossos costumes e as nossas tradições.
Forró ganhando o Brasil
Imagina o Forró estourado em todo o Brasil e sendo um dos principais ritmos do país? Pois bem, isso aconteceu na década de 1950, graças a parceria de sucesso entre ‘Seu Lua’ e seu compositor Humberto Teixeira, que emplacaram um sucesso atrás do outro. Porém, o declínio do Forró veio na década seguinte. Saiu de cena a sanfona e entrou o banquinho e o violão daBossa Nova, e posteriormente, a Jovem Guarda.
Luiz Gonzaga sabia que tinha público certo e cativo. Voltou para o Nordeste e por aqui ficou. O certo é que o Baião de Luiz Gonzaga teve influência em determinadas épocas da MPB. Já dizia um dos ícones do Rock Nacional, Raul Seixas:
♪ Tenho 48 quilo certo 48 quilo de baião
Num vou cantar como a cigarra canta
Mas desse meu canto eu não lhe abro mão
Num vou cantar como a cigarra canta
Mas desse meu canto eu não lhe abro mão ♪
Neste dia do Forró vale também destacar nomes que ajudaram a disseminar o nosso ritmo para os quatro quantos do país. São exemplos: Jackson do PandeiroMarinêsGenival Lacerda,Dominguinhos e tantos outros.
Forró Eletrônico
É fato que o Forró já não é o mesmo. Desde a morte de Luiz Gonzaga (✻ 13.12.1912 / † 02.08.1989), o estilo sofreu modificações. Instrumentos foram adicionados a zabumba, triângulo e a sanfona. O ritmo ganhou a alcunha de forró eletrônico, com uma pegada romântica forte e palavras de duplo sentido (infelizmente). Tradicional ou não, renovado ou não, o Forró está ai. Parabéns Forrozeiros!
Homenagem em Fortaleza
O musical “Gonzagão – A Lenda” vai comemorar o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga na Capital Cearense. O espetáculo será apresentado gratuitamente neste sábado (13), a partir das 21h, no aterrinho da Praia de Iracema. O musical tem direção de João Falcão.
Confira uma seleção com músicas consagradas no mundo do forró. Tem de tudo!
Luiz Gonzaga – Vida de Viajante
Luiz Gonzaga – Xote das Meninas
Dominguinhos – Eu Só Quero Meu Xodó
Waldonys – Minha Doce Estrela
Dorgival Dantas – Coração
Banda Garota Safada – Tentativas em Vão
Aviões do Forró – Alta Estação
Banda Magníficos – Me Usa
Mastruz com Leite – Meu Vaqueiro, Meu Peão
Limão Com Mel – Invernos e Verões
FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/puxaofole/forro/viva-o-forro-viva-luiz-gonzaga/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK