SEMINÁRIO
09.03.2015
A XII Semana das Águas será realizada entre 13 e 22 de março e vai debater ainda questões sobre sustentabilidade
Aracoiaba. Com o objetivo de refletir sobre a realidade do uso da água por meio da discussão de quatro pontos estratégicos: religioso, ambiental, social e econômico, a XII Semana das Águas deste município, a ser realizada no período de 13 a 22 de março, promete oferecer uma vasta e diversificada programação como forma de garantir aos participantes do evento oportunidades para o estudo, o debate e a construção de proposições concretas em torno do aprofundamento de questões relacionadas ao tema: Água e Sustentabilidade.
A ação, realizada desde o ano de 2004, ocasião em que a Campanha da Fraternidade (CF) tinha como tema "Água Fonte de Vida", pretende reunir milhares de pessoas da zona rural e urbana que atravessam dificuldade hídrica no município, seja pela falta de abastecimento residencial ou de uso do líquido para manutenção dos plantios.
Segundo os organizadores, o tema central escolhido para a XII Semana das Águas de Aracoiaba está sintonizado com as comemorações do Ano internacional do Solo e com a CF deste ano, que aborda o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema "Eu vim para servir".
Durante todo o período, estão programas visitas a escolas da rede municipal de ensino, bem como a capelas, igrejas e comunidades da zona rural do município. Também estão confirmadas entrevistas em emissoras de rádio da região e a distribuição de panfletos camisas, banners, vídeos e de um informativo a respeito do trabalho realizado pela organização do evento.
A programação conta, ainda, com uma reunião do Comitê da Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza na Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Fortaleza; realização do Seminário Territorial de Convivência com o semi-árido; Feira de Sabores e Saberes, que anualmente é realizada na Praça da Matriz, e com a 5ª Romaria das Águas de Balança para Lagoinha, na Zona Rural de Aracoiaba, encerrando as atividades do período.
Fé
A 5ª Romaria das Águas presta homenagens a duas jovens que, supostamente, durante a seca de 1915, teriam morrido de fome e de sede em uma das comunidades rurais de Aracoiaba. Moradores da região do Vale do Choró narram que duas jovens irmãs viajantes percorriam o interior do município a procura de água e de comida. Uma das jovens teria desmaiado nas proximidades da localidade de Balança enquanto que a outra, buscando socorrê-la, foi em busca de água e alimento. Ao encontrar água, nas margens do Rio Choró, de tão ansiosa, sedenta e faminta, ingeriu água em demasia e sem forças para se levantar, acabou falecendo no local. A jovem que esperava pelo socorro também morreu de fome e de sede debaixo do sol causticante.
Por conta da "lenda", a Romaria das Águas deste ano acontecerá a partir da localidade de Balança, seguindo em direção a região de Lagoinha. O percurso é de aproximadamente 5 Km. A caminhada começará por volta das 7 horas, no próximo dia 22, último dia da VII Semana das Águas de Aracoiaba. Os organizadores ressaltam que os participantes necessitam portar cantis com água e que haverá um café comunitário antes do início da caminhada. Lembram, ainda, ser necessário o uso de chapéu, guarda-chuva ou boné como forma de se proteger do sol.
Roberto Crispim
Colaborador
Colaborador
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/evento-em-aracoiaba-vai-debater-uso-da-agua-1.1239293?fb_action_ids=798949850140277&fb_action_types=og.recommends
Nenhum comentário:
Postar um comentário