PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 1 de março de 2015

Projeto inclui campanhas educativas as obrigatoriedades do Plano de Resíduos Sólidos

Ag. CNM

Projeto de lei que inclui a realização de campanhas educativas sobre limpeza urbana e manejo de lixo entre os itens dos Planos Estaduais e Municipais e Resíduos Sólidos (PERS e PMRS) foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal. Além de estabelecer a obrigatoriedade, o texto previsto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 114/2013, concede prioridade no acesso aos recursos da União. Ele foi deliberado pelos senadores nesta quinta-feira 26 e fevereiro.

De acordo com o PL, para governos estaduais, os recursos da União são destinados a empreendimentos, serviços e campanhas educativas, desde que elaborem o Plano. Já, para os Municípios, os recursos são destinados ao setor, e as campanhas devem estar incluídas entre as atividades associadas à gestão de resíduos sólidos. Nas microrregiões instituídas pelos Estados, as campanhas educativas devem integrar os planos de gestão, e compor o conteúdo mínimo dos planos estaduais.

A elaboração de Planos é uma das determinações da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A legislação estabeleceu obrigações para o poder público e o empresariado em relação ao tratamento do lixo. A justificativa do PL, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), diz que muitas pessoas desconhecem o adequado manejo a ser dado a resíduos sólidos gerados, por isso é importante incorporar campanhas educativas às previsões da Política.

Aprovado na Câmara, o projeto foi encaminhado ao Senado em dezembro de 2013. A proposição recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde teve emendas apresentadas pelo relator, Luiz Henrique, e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde foi relatado pelo senador Cícero Lucena.

Veja o PL aqui

FONTE:
http://potenginainternet.blogspot.com.br/2015/02/projeto-inclui-campanhas-educativas-as.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK