PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 3 de maio de 2015

Por que não sinto mais vontade de transar com meu parceiro?


Você provavelmente já passou - ou conhece um casal que tenha passado - por um período de “seca” no relacionamento. Após anos juntos, é comum que o casal observe uma queda no desejo sexual e relações cada vez menos frequentes.
Comum, sim, porém não normal. É o que afirma a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello. “Acontece, em grande parte dos casos, porque a relação cai em uma rotina, e o sexo passa a ser feito sempre da mesma maneira, sem novidade. Mas não deveria acontecer”, enfatiza. “No começo do namoro isso não ocorre porque tudo é novo, e a relação ainda não foi desgastada pelos problemas cotidianos”, completa.

Queda no desejo sexual: por que ocorre?

Carla enumera as principais razões por trás do esfriamento da relação:

Rotina

Muitas vezes, o sexo torna-se monótono, sempre igual e acaba ficando “chato”.

Sexo com dia marcado

Casais que estão juntos há muito tempo, moram juntos ou são casados têm a tendência de ir deixando o sexo só para o final de semana. “É mais fácil, porque não tem que acordar cedo no dia seguinte”, justifica Carla. Isso faz com que eles tenham de “planejar” o desejo sexual para uma data específica, tornando o sexo mecânico e desinteressante e minando a libido.

THINKSTOCK
Ressentimentos por brigas malresolvidas e problemas financeiros interferem diretamente na disposição para o sexo

Brigas fora da cama

Os problemas que o casal tem fora da cama, como discussões acerca dos filhos, ressentimentos acumulados, mágoas, conflitos constantes, etc., prejudicam a relação e acabam refletindo negativamente no sexo, já que não é possível dissociar um aspecto do outro.

Dificuldades financeiras

Outra grande questão que acaba sendo transferida para a cama são os problemas financeiros e desemprego, já que a constante preocupação não permite que o casal relaxe e se entregue.

Menopausa e andropausa

A menopausa na mulher e a andropausa no homem provocam uma queda no nível de hormônio sexual, o que leva à diminuição da libido. No caso das mulheres, a menopausa ocorre geralmente a partir dos 60 anos de idade. Para os homens, a andropausa pode acometer na mesma idade, mas apenas cerca de 33% deles desenvolvem a condição.

Foco no trabalho e descuido da vida íntima

“A maioria dos casais passa a dar menos atenção ao relacionamento com o decorrer dos anos. Ambos ficam muito preocupados com o trabalho, mas esquecem de cuidar da intimidade, e isso é um grande defeito”, defende a sexóloga. “É importante lembrar que a vida pessoal também contribui para a qualidade de vida, por isso requer a mesma atenção que a vida profissional”, destaca.

O que fazer?


THINKSTOCK
Sentir-se culpada e tentar resolver o problema sozinha é um erro, diz a sexóloga. O melhor caminho é a conversa
De acordo com a especialista, no caso de uma condição física, é necessário procurar um médico para iniciar um tratamento que reverta o quadro de perda de libido.
Porém, se o problema for psicológico, a orientação é conversar com o parceiro e buscar uma solução juntos.
Se você percebeu que sua relação caiu na rotina, procure refletir sobre isso e decidir o que pode ser feito para inová-la, seja na cama ou fora dela. Um erro comum é pensar que a relação íntima se resolve naturalmente, na inércia. “Com certeza envolve um esforço, assim como todos os outros aspectos da vida. É preciso trabalhar em cima do desejo”, afirma Carla.
Além disso, não tente solucionar essa questão sozinha. “É preciso ter muito diálogo na relação, sempre”, indica a especialista, que ainda acrescenta: “E uma boa dose de humor também. Um tem de estar disposto a colaborar com o outro”, completa.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK