PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 10 de julho de 2015

10 filmes para estimular a empatia

Postado por: 
Olá leitores do Canal do Ensino!
Muito temos ouvido sobre: “mais amor por favor” e “gentileza gera gentileza”. Em tempos de tantas intolerâncias estas frases, apesar de um apelo positivo, muitas vezes soam superficiais demais. Por isso, separamos 10 filmes para estimular a empatia entre as pessoas.
Aí você pergunta: por que as frases seriam superficiais? Uma rápida reflexão: Quantas vezes já dissemos este jargão: “mais amor por favor” por modismo? Enquanto ao nosso redor, dentro de nossas próprias casas isso não é um fato é apenas um jargão.
Quantas vezes nos apoiamos na ideia: “gentileza gera gentileza” e infelizmente a sensação parece ser da boca para fora, pois inúmeras vezes fomos gentis e não geramos gentileza alguma.

O que é a Empatia?

Por que isso acontece? Apesar das frases positivistas serem extremamente bem-vindas, existe algo que se chama o exercício de se colocar no lugar do outro, isto é, a Empatia.
Enquanto muitos gritam estas frases e se contradizem, Freud já dizia: “A voz do intelecto é baixa, mas persistente. ” O intelecto aqui nada mais é do que a autocrítica, não tem nada a ver com diplomas e sim com maturidade de vida.
Alguém pode dizer: “Ah! Até alcançarmos maturidade, vamos realmente não saber usar a empatia!”. Mas maturidade também não tem nada a ver com idade e sim com exercícios da vida. Para auxiliar alunos, professores, pais e filhos a falarem deste tema com mais facilidade devido a sua complexidade, daremos aqui algumas dicas de 10 trailers de filmes que tratam também desse assunto. Confira:

1 . Milk – A Voz da Igualdade

Harvey Milk, primeiro político americano que assumiu sua homossexualidade e foi um dos maiores ativistas dos direitos humanos.

2. Uma Verdade Inconveniente

Ex-vice-presidente dos Estados Unidos, lança campanha para educar e conscientizar sobre o aquecimento global e o quanto todos nós contribuímos para as mudanças do planeta.

3. Blackfish, Fúria Animal

É a investigação do histórico dos shows com baleias e orcas nos Estados Unidos e as condições dos cativeiros. É importante reconhecer que dividimos o planeta com outras espécies.

4. Kundun

O filme mostra a força do 14° Dalai Lama um líder político e espiritual do Tibet, que devido sua visão de mundo consegue lutar contra a opressão chinesa.

5. O Labirinto do Fauno

Faça tudo que puder para promover a imaginação das crianças ao seu redor.

6. Sobre Meninos e Lobos

Mostra a importância de viver em comunidade, as raízes e as experiências que temos nos moldam e o quanto precisamos de pessoas ao redor para nos apoiar.

7. Infância Roubada

A pobreza e as dificuldades em crescer nesse cenário e o poder que cada escolha que tomamos têm em nossas vidas são abordadas nesse filme.

8. Cidadão Kane

Um homem que construiu um império no mundo das comunicações do nada, mas que em sua vida pessoal vivia uma turbulência.

9 . Cidade de Deus

É uma assustadora ilustração do poder da pressão econômica e social, mas também mostra a natureza redentora da arte e das boas escolhas.

10. Intocáveis

Um aristocrata milionário e tetraplégico que contrata um jovem recém saído da prisão para ser seu cuidador, entenda a diferença entre empatia e compaixão.

Brady Norvall, coach de vida educacional, diz que a empatia, é uma habilidade a ser desenvolvida e quanto mais cedo, mais bem-sucedidos na vida seremos. Para ele, esta competência deveria já ser incentivada nas escolas além de notas altas.
Gostou das dicas? Curta e compartilhe os artigos do Canal do Ensino, pois empatia gera empatia de fato. E filmes como método de ensino são sempre uma boa pedida.
Até mais!
Fonte: CANAL DO ENSINO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK