PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Saiba como o Facebook determina os seus 9 melhores amigos

Por Victoria Amorim 
(Foto: reprodução)
É um mistério para muita gente como o Facebook determina aquelas nove pessoas que ficam na seção "Amigos"  da lateral esquerda do perfil. Enquanto às vezes aparecem pessoas com quem você tem bastante contato, como namorado e amigos mais próximos, outras ele mostra algumas pessoas com quem você não fala há anos.

Os algorítimos que definem isso estão sempre mudando, mas o Facebook já divulgou o que usava há alguns anos, que levava em consideração três fatores: proximidade, afinidade e declínio social (ou seja, o quanto você interage, os tipos de interações e o tempo).

Reprodução
Atualmente a fórmula usada é um pouco mais complexa, levando em consideração milhares de dados para definir a proximidade das pessoas. Apesar de a rede social nunca ter divulgado quais são, exatamente esses dados, é possível perceber que os tipos diferentes de interações são levados em consideração.

Entre as coisas que ajudam a fazer uma ordem dos seus melhores amigos, estão as pessoas que fazem parte dos mesmos grupos que você ou pessoas que estão marcadas como "amigos próximos" ou "família". Também ganham pontos nesse ranking pessoas que estão marcadas numa mesma foto que você, que vão aos mesmos eventos que você, ou que curtem e comentam seus posts.

Apesar disso, às vezes aparecem outros tipos de pessoas entre os nove escolhidos. Quando aparece aquela pessoa com quem você estudou na escola, pode ser que o Facebook esteja querendo que você volte a ter contato com essa pessoa para restaurar a amizade.

Pessoas que foram adicionadas recentemente também podem aparecer, o que significa que a rede social quer que você interaja com ela. Usuários que postaram coisas recentemente também parecem ganhar uma vantagem na hora de aparecer no grupo das nove pessoas. O Facebook já declarou também que às vezes eles colocam uma pessoa ou outra aleatoriamente.

Reprodução

Ao contrário do que muita gente acredita, o Facebook já deixou claro que os algorítimos levam em consideração apenas as interações públicas, ou seja, conversas no chat ou visualizações de perfil não entram na conta.

"Pessoas que aparecem na seção "Amigos" do perfil não são escolhidas a partir de dados privados, como por exemplo, se você visualizou o perfil da pessoa ou não. Ao invés disso, usamos vários sinais públicos, como se curtiram ou comentaram posts seus, para escolher quem aparecerá ali", contou um porta-voz da rede social.

Meghan Neal, da Vice, fez alguns experimentos para entender melhor como isso funciona e observou que o resultado das variações das nove pessoas da lista eram lógicos. Quando ela marcava alguém em uma foto, essa pessoa subia na lista, quando passava alguns dias sem fazer nenhuma interação com essa pessoa, ela caía.

Via Vice 

FONTE: 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK