A planta quebra pedra é amplamente encontrada em todo o país e, não é a toa que ela tem este nome. Ela é muito procurada para eliminar cálculos nos rins. Aqui veremos como fazer um chá para pedras nos rins, mas que tem outras utilidades também como analgésico, anti espasmos e para combater a hepatite B.
A Planta
A erva quebra pedra, é do gênero Phyllanthus, ela tem várias espécies e todas tem benefícios comprovados. O nome científico Phyllanthus acutifolius é muito utilizada no tratamento caseiro e natural das pedras nos rins e bexiga. Já a Phyllanthus niruri é indicada nos casos de hepatite B. A Phyllanthus amarus é conhecida pelo seu combate ao câncer e por ser anti-inflamatória.
Mas ainda temos a planta medicinal Phyllanthus tenellus, todavia todas essas espécies são consideradas diuréticas e podem ser usadas no caso de pedra nos rins.
Sempre que for utilizar um chá de plantas para remédio é importante ter certeza da planta que está utilizando, por isso, muitas vezes é melhor comprar o chá em casas de produtos naturais de sua confiança, já existe até mesmo em cápsulas. Normalmente o preço de plantas medicinais nem é caro, melhor que correr riscos.
Em alguns lugares o quebra-pedra é chamado de rebenta-pedra, arrebenta-pedra e erva pombinha. Em outros locais é comum ver o quebra pedra rasteiro e o quebra pedra roxo.
Para que Serve o Chá
O chá de quebra pedra é bom para os rins e para inflamações urinárias e está comprovado e regulamentado pela ANVISA. Os demais usos já não são comprovados.
Por ter efeito diurético o chá tem sido consumido com o intuito de emagrecer e é comum ver as pessoas dizendo que estão tomando o chá de quebra pedra com cavalinha. Mas é bom não tomar por muitos dias, pois pode ser perigoso.
Se for para fazer banho de chá, não tem problema misturar e é usado também o chá de quebra pedra com folha de abacate como ensinado neste tratamento.
Receita do Chá de Quebra Pedra
Aprenda como fazer este chá de quebra pedra que é super tradicional no combate aos cálculos renais. Saiba qual a dosagem correta.
Você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de quebra-pedra seca (algumas pessoas fazem também com a folha fresca)
- Um litro de água
Modo de Preparo:
Ferva a água e acrescente o quebra pedra. Tape a panela e deixe por cinco minutos.
Posologia
Beba o chá de quebra-pedra durante todo o dia em pequenas quantidades. Não pode tomar por mais de 21 dias, pois em grandes quantidades ele pode se tornar tóxico. E sim, o chá é amargo!
Contraindicações
O chá não pode ser tomado por crianças e mulheres grávidas. As gestantes não devem tomar pois em maiores quantidades o chá de quebra pedra aborta. É sempre bom lembrar que durante a gravidez todo cuidado é pouco e muitos chás tem poder abortivo e a gente nem imagina, portanto, durante a gestação é bom evitar o consumo de chás sem o conhecimento do seu médico.
Outras dicas
Este mesmo chá também pode ser usado, combate à hepatite B, como analgésico ou aintespasmódico.
FONTE: Receita Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário