RECEITA NATURAL -
Esta inalação de eucalipto (Eucalyptusglobulus), indicada pela ANVISA é ótima para esta época do ano. Ela serve não só para curar a gripe e resfriados, mas também auxilia na desobstrução das vias respiratórias e atua como adjuvante no tratamento de asma e bronquite. Tenho certeza que já indicaram eucalipto a vocês e, para quem não sabe como prepará-lo, eis a receita.
Você vai precisar de:
- 2g (duas colheres de sobremesa) de folhas de eucalipto
- 150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:
Ferva a água e, desligue o fogo. Adicione as folhas de eucalipto logo em seguida.
Posologia
Inale o vapor de duas a três vezes por dia. Para inalar, coloque a infusão de eucalipto em recipiente aberto e cubra a cabeça com um pano junto ao recipiente.
Precauções
- Cuidado para não queimar o rosto como vapor quente,
- Não utilizar com crianças menores de 12 anos, pessoas com inflamação gastrointestinal e biliar, doença hepática grave, gravidez, lactação,
- Evitar utilizar a inalação juntamente com sedativos, anestésicos e analgésicos,
- Pode interferir com tratamentos hipoglicemiantes.
- Cuide-se para não pegar corrente de vento ou friagem após a inalação.
Informações Adicionais
Para inalação de eucalipto para sinusite a receita muda um pouco pois a inalação é também com sal.
Ferva um litro de água com um punhado de folhas de eucalipto com três colheres de sal grosso. E faça a inalação antes de dormir. Observe que neste caso estamos falando em inalar o vapor e não fazer lavagem.
A técnica de lavar o nariz usando a lota (higienizador nasal) deve ser feita usando apenas água filtrada e sal marinho bem diluído (400 ml de água para uma colher de café rasa com sal). Se a água mesmo filtrada ainda tiver alto teor de cloro, é recomendado o uso de água mineral. Ou se preferir, ao invés da água e do sal, use o soro fisiológico. Não é aconselhado lavar o nariz com o eucalipto pois poderia irritar ou arder. A água deve estar morna, mas não quente para não queimar.
Esta é uma técnica usada também na prática do yoga e tem o nome de jala neti para a purificação nasal.
Ao permitir que a água entre por uma narina e saia pela outra, a água amolece as secreções e o sal mata as bactérias. O único cuidado é não deixar que a água vá para o ouvido, para isso é importante posicionar a cabeça de maneira correta. Inclinando o corpo frente e a cabela para o lado, no ângulo em que a água possa escorrer pela narina. Respire pela boca durante o processo.Faça a lavagem pelas duas nariz e em seguida assoe o nariz com sutileza.
Esta é uma prática que pode ser usada sempre que necessário, em pessoas que sofrem de rinite, sinusite ou mesmo em casos de gripes e resfriados. Pessoas com apneia, insônia, ronco relatam melhora também com o uso desta técnica. É considerado que até a capacidade de concentração melhora, pois favorece a oxigenação do cérebro. E até mesmo casos de depressão são aliviados com a lota.
Em dias seco (umidade relativa do ar baixa) lavar as narinas pode ser um grande alívio, pois hidrata e umidifica as narinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário