PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Onça parda é devorada por uma cobra sucuri no interior de São Paulo

A descoberta já movimenta o mundo científico: pesquisadores internacionais procuraram o zoológico de Bauru para obter mais dados do estudo

© Reprodução/TV Tem
Uma briga entre uma cobra e uma onça no interior de São Paulo chamou a atenção de pesquisadores. A onça foi devorada por uma sucuri e essa descoberta pode mudar o entendimento dos pesquisadores sobre como funciona a cadeia alimentar no mundo animal.

Na zona rural de Promissão, interior do Estado, onças pardas têm sido monitoradas por colares de transmissão via satélite, numa parceria de pesquisa entre a ONG Pró-Carnívoros com a concessionária da hidrelétrica do Rio Tietê, segundo informa o G1.
"O que nós recebemos são pontinhos num mapa, e cada um desses pontinhos está associado a um horário e uma data. Então a gente sabe exatamente aonde a onça está andando naquele dia, naquela hora, a gente sabe onde ela foi", contou a bióloga Sandra Cavalcanti sobre o monitoramento.
No fim do ano passado, os cientistas perceberam que um dos animais não andava mais pela área. Quando chegaram ao local onde era emitido o sinal do colar de transmissão, ao invés da onça, os pesquisadores viram uma sucuri de 92 Kg e mais de quatro metros de comprimento. A cobra estava debilidada quando foi encontrada e foi encaminhada para o zoológico de Bauru, onde foi feita uma necropsia.
Segundo os pesquisadores, a sucuri morreu devido a uma infecção provocada pela briga com a onça. A descoberta já movimenta o mundo científico: pesquisadores internacionais procuraram o zoológico de Bauru para obter mais dados do estudo. Os biólogos ficaram surpresos ao ver que a sucuri conseguiu engolir uma onça parda adulta de 42 Kg.
Os pesquisadores brasileiros enviaram o estudo para uma das principais revistas científicas do mundo e a divulgação do material, que é inédito. O estudo deve abrir outras discussões sobre os hábitos dos animais que, supostamente, estão no topo da cadeia alimentar.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK