O Facebook vem tendo problemas no desenvolvimento de seu app para Android há algum tempo. O diretor executivo de produtos da rede social, Chris Cox, chegou a incentivar a equipe a usar smartphones com o sistema do Google para detectar os problemas e resolvê-los. Ainda assim, um teste independente do site Tech World Zone descobriu que os defeitos persistem, e que a autonomia de bateria do celular pode ficar bem melhor sem o app instalado.
• Flash é a nova tentativa do Facebook de copiar o Snapchat
• Facebook quer ser LinkedIn e testa função para anúncios de vagas de emprego
Depois de ler uma matéria publicada em janeiro no Android Central que detalhava os problemas com o app, o pessoal do TWZ decidiu fazer o teste por conta própria e ver quais defeitos continuavam lá.
Na época, o Android Central descobriu que a performance e autonomia do seu dispositivo melhorou drasticamente depois de desinstalar o Facebook. Um grupo de usuários do Reddit também excluiu o app e relatou que, de fato, aconteceu uma melhoria significativa na performance dos celulares.
Neste teste mais recente do TWZ, eles usaram o Metal para Android, que é a versão mobile do Facebook num app. O Nexus 6P utilizado registrou 20% mais autonomia durante o dia. Os mesmos níveis foram alcançados a cada dia durante uma semana inteira.
Olhando as estatísticas de consumo de energia do próprio Android, o Facebook não parece gastar tanta bateria assim. Mas parece que várias administrações do sistema passam a consumir energia no plano de fundo, e a experiência geral também é comprometida.
O fato é: o Facebook deixa muita coisa rodando em segundo plano e aparentemente este não é apenas um problema de negligência da rede social.
O TWZ procurou a companhia e um representante respondeu:
Tivemos relatos de algumas pessoas que enfrentaram problemas de desempenho vindos do nosso aplicativo Android. Estamos investigando isso e iremos atualizá-los assim que possível. Estamos focados em melhorar essas questões.
O representante não abordou os problemas relacionados com o consumo da bateria.
Não dá para dizer que é um caso idêntico para todos os usuários só porque uma pessoa realizou os testes num telefone específico, mas aparentemente é um problema similar aos registrados anteriormente. A melhor forma de descobrir é fazendo o teste por aí.
Os usuários parecem ter uma experiência positiva com o app Metal; o Tinfoil é outra alternativa. Ou, se preferir, abra o Facebook direto no Chrome - quando você ligar o seu celular, provavelmente haverá menos notificações do que o de costume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário