PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 14 de março de 2017

Jogador que recusou a seleção brasileira é convocado pela Rússia

© Reuters / Kai Pfaffenbach

Lateral-direito Mário Fernandes foi chamado para defender a seleção da Rússia nos amistosos contra Costa do Marfim e a Bélgica

Depois de ter ficado famoso em 2011 ao recusar uma convocação para a seleção brasileira, então dirigida por Mano Menezes, o lateral-direito Mário Fernandes foi chamado para defender a seleção da Rússia nos amistosos contra Costa do Marfim, no próximo dia 24, em Krasnodar, e contra a Bélgica, no dia 28, em Sochi, que servirão de preparação para a Copa das Confederações de 2017 e para a Copa do Mundo de 2018, ambas competições que ocorrerão em solo russo.

Formado como jogador pelo São Caetano, o atleta depois se transferiu para o Grêmio, no qual se profissionalizou em 2009 e atuou até 2012, ano em que foi contratado pelo CSKA Moscou, time defendido por ele até hoje.
Mário Fernandes se naturalizou russo em julho do ano passado e no mês seguinte chegou a ser convocado para defender a seleção do país. Entretanto, não pôde defender a equipe nacional por ainda não ter completado cinco anos pelo CSKA Moscou, período mínimo exigido para que um atleta possa atuar pela Rússia.

Agora, porém, terá a chance de atuar pela Rússia pela primeira vez, depois de ter vestido a camisa da seleção brasileira em apenas um amistoso, contra o Japão, e também ter sido convocado para outro amistoso contra a Argentina. Como estes duelos não são consideradas partidas oficiais pela Fifa, o atleta está liberado para defender a seleção russa. Caso tivesse disputado apenas um jogo por um torneio oficial, ele não teria liberação da entidade que controla o futebol mundial para atuar pela Rússia.
No CSKA Moscou desde 2012, Mário Fernandes optou por se tornar cidadão russo principalmente pelo sonho de poder disputar a Copa do Mundo de 2018, já que as suas chances de atuar pelo Brasil no Mundial seriam bem pequenas, tendo em vista a concorrência muito maior para fazer parte da seleção do país no qual nasceu.
Em 2011, após ser chamado pela primeira vez para defender a seleção brasileira no Superclássico das Américas, contra a Argentina, o então jogador do Grêmio alegou problemas pessoais para não atender à convocação de Mano Menezes. Naquela ocasião, admitiu que não tinha condições psicológicas para vestir a camisa do Brasil por causa de "problemas particulares responsáveis por uma alta carga de estresse".
Apesar do fato incomum, as portas da seleção não se fecharam para ele e Mário Fernandes depois acabou sendo convocado para defender o Brasil em amistosos contra Japão e Argentina, em 2014, quando foi chamado pelo técnico Dunga. Entretanto, só atuou na goleada por 4 a 0 sobre os japoneses, substituindo o lateral Danilo no decorrer da partida realizada em Cingapura. E a sua passagem pelo time nacional se encerrou por aí, antes de o atleta de 26 anos optar por atuar pela Rússia.
Versátil por estar acostumado a jogar também como zagueiro no setor defensivo, Mário Fernandes foi incluído nesta lista de 27 convocados da seleção russa como meio-campista.
Confira os convocados da seleção da Rússia:
Goleiros - Igor Akinfeev (CSKA Moscou), Alexander Belenov (Ufa), Stanislav Kritsyuk (Krasnodar).
Defensores - Victor Vasin (CSKA Moscou), Georgiy Dzhikiya e Ilya Kutepov (Spartak Moscou), Fedor Kudryashov (Rostov), Roman Neustadter (Fenerbahçe), Andrey Semenov (Terek Grozny) e Roman Shishkin (Krasnodar).
Meio-campistas - Yury Gazinsky (Krasnodar), Denis Glushakov, Roman Zobnin, Dmitry Kombarov e Alexander Samedov (todos do Spartak Moscou), Alexander Golovin, Alan Dzagoev e Mário Fernandes (todos do CSKA Moscou), Alexander Erokhin (Rostov), Yury Zhirkov (Zenit), Alexey Miranchuk (Lokomotiv Moscou) e Magomed Ozdoev (Terek Grozny).
Atacantes - Alexander Bukharov e Dmitry Poloz (ambos do Rostov), Artem Dzyuba (Zenit), Maxim Kanunnikov (Rubin Kazan) e Fedor Smolov (Krasnodar). Com informações do Estadão Conteúdo.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK