PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

4 motivos para você não baixar a CNH Digital agora

POR OLHAR DIGITAL
(Foto: reprodução)
Ontem, diversos veículos de comunicação anunciaram que já é possível baixar o aplicativo "CNH Digital". O aplicativo, que ainda está em fase de testes, pode ser instalado por meio de uma APK no Android a partir de um procedimento sugerido pelo governo federal
No entanto, o sistema enfrenta falhas de segurança que tornam arriscado e não-recomendável tentar acessá-lo. Abaixo, explicamos por que você não deve tentar instalar o aplicativo "CNH Digital" por enquanto:
1. O aplicativo não está na loja oficial do Google
O aplicativo da CNH Digital ainda não está na loja oficial do Google. A Serpro orienta os usuários que quiserem instalá-lo a permitir que seu celular aceite a instalação de apps de outras fontes além da loja oficial. Em seguida, é necessário baixar o arquivo APK pelo celular e, finalmente, iniciar o processo de instalação.
Isso é problemático por dois motivos. Primeiramente, porque permitir a instalação de apps de fontes desconhecidas é uma das medidas mais arriscadas que um usuário pode fazer. A maioria das empresas de segurança digital recomenda que os usuários só instalem apps da Play Store como uma das medidas mais simples para evitar infecções.
Os aplicativos hospedados na loja oficial do Google são constantemente escaneados pelo sistema de segurança digital da empresa, chamado de Google Protect. Por isso, existe uma garantia de que eles não contêm código malicioso. No caso de apps instalados de outras fontes - como o site da Serpro - não existe qualquer garantia desse tipo. A única garantia seria a própria Serpro, mas se o site do serviço sequer corresponde às medidas básicas de segurança dos navegadores, é difícil confiar nele.
Essa medida faria sentido se, por algum motivo, a Serpro não tivesse acesso à loja de apps do Google. Mas esse não é o caso. O serviço já tem uma conta de desenvolvedor na Play Store, e já publicou até mesmo outros aplicativos. Qualquer app que siga as políticas de desenvolvedor do Google pode ser publicado na loja, então a Serpro poderia muito bem ter publicado o app da CNH Digital na loja oficial da empresa - mesmo que se tratasse de uma versão de demonstração fechada ou restrita a poucas pessoas.
Não está claro, no entanto, por que a empresa optou por publicar o aplicativo por outro meio. De qualquer maneira, não é recomendável de maneira alguma instalar um aplicativo de fora da Play Store, ainda mais vindo de um site que não corresponde às exigências básicas de segurança dos navegadores mais populares do mercado.
2. Site da Serpro não recomendado 
As instruções para a instalação do sistema estão hospedadas em uma página da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o certificado de segurança da página não é reconhecido pelos navegadores Chrome, Opera ou Edge. Abaixo, é possível ver as mensagens que os três navegadores mostram quando o acesso ao site é tentado a partir de cada um deles:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK