PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Especialistas fazem apelo a você: não faça mais isto quando for cozinhar ou assar frango

Hábito muito comum antes de cozinhar ou assar frango pode ser maléfico para a nossa saúde. Entenda lendo o post. 
POR GADOO
Foto: johnny6butchers
Você tem o costume de lavar o frango antes de cozinhá-lo ou assá-lo? Este é um hábito muito comum, pois visa eliminar os germes e as bactérias.
No entanto, é bem errado. O fato é que em um pedaço de frango podem haver aproximadamente 1.000 espécies de bactérias, e a maioria são inofensivas para os seres humanos.
Porém uma delas, a campilobacter, pode provocar uma grave infecção no corpo. Segundo a Food Standards Agency (FSA) – a agência alimentar britânica -, lavar este alimento cru com água momentos antes do cozimento eleva o risco de contaminação por essa bactéria.
A campilobacter é conhecida como bactéria retorcida e é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha. Grande parte dos casos é proveniente de aves contaminadas.
A contaminação ocorre, pois o processo de lavagem espalha bactérias campilobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, graças ao espirro de gotas de água.

Muitas pessoas ficam doentes apenas por alguns dias, no entanto, a doença pode ocasionar problemas de saúde a longo prazo, como a síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barré, uma grave enfermidade do sistema nervoso.
Veja, a seguir, quais os principais sintomas da intoxicação por campilobacter:

1. Diarreia grave
2. Dor abdominal
3. Febre
4. Vômitos
A bactéria pode causar morte em casos mais graves, e as pessoas que mais correm riscos são aquelas cuja imunidade está baixa, crianças menores de 5 anos e idosos.
O grande problema é que durante a lavagem as bactérias contidas nestes alimentos, em vez de irem para o ralo, acabam se espalhando ao redor da pia e contaminam suas mãos ou utensílios.
Não é necessário lavar, já que bactéria que está no frango que você vai cozinhar, o fogo vai matar.
Além da campilobacter, o alimento possui outra bactéria, a salmonela, que também pode causar problemas de saúde.
Portanto, o ideal é apenas retirá-lo da embalagem, temperar e levar direto ao fogo, para assar na travessa ou cozinhar na panela.
Caso ele entre em contato com a pia ou outro utensílio, jogue água fervente no local para evitar algum risco de contaminação.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK