PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Cipod aborda realidade indígena quanto à dependência química

Por Fábio Tajra A realidade dos indígenas cearenses com relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas marcou a III reunião ordinária do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod). A dependência química já chegou a todas as comunidades e exige a adoção de ações para reverter a situação.

A reunião do Cipod aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da SPD, sob a presidência do secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida. Na ocasião, o vereador e líder das comunidades indígenas do município de Caucaia, Weibe Nascimento fez um amplo relato sobre a expansão das drogas entre os índios que vivem no Ceará.

"A dependência do álcool apresenta índices elevados. Além disso, o álcool tem sido a porta de entrada para outras drogas, inclusive o crack", afirmou Weibe Nascimento. Segundo ele, o Ceará conta hoje com cerca de 33 mil indígenas, distribuídos em 14 comunidades espalhadas por 14 municípios.

O líder indígena aproveitou para solicitar ações de prevenção às drogas nas diversas comunidades, com o engajamento de profissionais da Educação e Saúde. Weibe Nascimento também reivindicou o apoio dos membros do Cipod quanto à demarcação de terras indígenas e a segurança pública nas comunidades, onde tem aumentado o número de mortes violentas, além de casos de depressão, suicídio e automutilação, tendo a droga como fator gerador.

Na condição de presidente do Cipod, o secretário Will Almeida propôs a convocação das diversas instituições ligadas à questão indígena no Ceará para amplo debate no Cipod sobre ações a serem implementadas em prol dos índios.

Ainda no encontro, foi acertada a visita de membros do conselho à comunidade indígena Tremembé da Mata, no município de Itarema, em maio próximo, para um diagnóstico da realidade local, em especial quanto à dependência química.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara
Instagram: spdceara

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK