PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 21 de abril de 2018

Marielle Franco é homenageada com maior honraria do governo de MG

Homenagem é dedicada a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil
MÍDIA NINJA
Medalha da Inconfidência, maior honraria do governo de Minas Gerais, foi concedida neste sábado (21/4) à vereadora Marielle Franco (PSol) e ao motorista Anderson Gomes, assassinados no dia 14 de março no Rio de Janeiro. As vítimas foram representadas por seus companheiros.

A entrega da Medalha da Inconfidência ocorre todos os anos em cerimônia na cidade de Ouro Preto no dia 21 de abril, data em que se lembra a morte de Tiradentes. A honraria foi instituída pelo então governador mineiro Juscelino Kubitschek, em 1952.
Os agraciados são pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado mineiro e do Brasil. Os homenageados são escolhidos por um conselho composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Minas Gerais e de Ouro Preto.
Nesta edição, 170 pessoas e entidades receberam três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Além de Marielle, foram homenageados professores, militares, policiais, juristas, bombeiros, empresários, políticos, artistas, artesãos, ativistas de movimentos sociais e líderes religiosos, entre outros.
No dia da cerimônia, um decreto do governador transfere simbolicamente, por um dia, a capital de Minas para Ouro Preto, lembrando que o município exerceu esse papel de 1823 a 1897. A cidade foi também o berço da Inconfidência Mineira, movimento que confrontou o domínio da coroa portuguesa sobre o Brasil. A revolta terminou em 1972 e Tiradentes, um dos inconfidentes, foi enforcado no Rio de Janeiro no 21 de abril. O episódio completa hoje 226 anos.
Homenageados
Defensor dos direitos humanos como Marielle, o argentino Adolfo Pérez Esquivel também consta na lista dos agraciados. Ele foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980. Entre os homenageados, há também outros políticos, como o senador Lindbergh Farias (PT), o deputado federal Delegado Edson Moreira (PR) e o deputado estadual Glaycon Franco (PV), além de prefeitos de municípios do interior de Minas Gerais.
A lista inclui ainda a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, a cantora Aline Calixto, a cartunista Laerte Coutinho e os presidentes dos clubes Atlético-MG e Cruzeiro, Sérgio Sette Câmara e Wagner Sá Pires.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK