PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 19 de maio de 2018

Anatel já bloqueou 37 mil celulares piratas no Brasil

(Foto: reprodução)
POR OLHAR DIGITAL -
Após anos de promessas, os celulares irregulares, também chamado de piratas, começaram a ser bloqueados pela Anatel neste mês. O sistema entrou em vigor no dia 9 de maio no Distrito Federal e em Goiás e, desde então, já foram 37 mil aparelhos que passaram a ser impedidos de se conectarem às redes móveis brasileiras.
A informação vem de Juarez Quadros, presidente da Anatel, em entrevista dada ao site TeleSintese. Os aparelhos vinham sendo notificados desde fevereiro e, logo no primeiro dia de bloqueio, já haviam sido mais de 2.300 celulares bloqueados.
O bloqueio tem causado alguma preocupação em usuários de celulares importados, especialmente chineses, que não foram homologados pela Anatel. No entanto, isso não deve ser problema para quem adquiriu smartphones de marcas respeitáveis, mesmo que elas não atuem no Brasil, como HTC, OnePlus, Xiaomi e tantas outras.
De acordo com a Anatel, celulares piratas são todos aqueles que não possuem IMEI registrado no banco de dados da GSMA, uma organização internacional que registra aparelhos de diversas fabricantes e operadoras de todo o mundo. As marcas mais conhecidas, mesmo que não estejam no Brasil, têm esse registro na GSMA, o que livra os aparelhos do bloqueio.
Os usuários afetados pela medida da Anatel no Distrito Federal e em Goiás começaram a ser alertados em 22 de fevereiro, com um prazo de 75 dias para regularização. O mesmo acontecerá em outras regiões.
Segundo o calendário da Anatel, Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começarão a receber notificações a partir de 23 de setembro, e os bloqueios começam em 8 dezembro. Já os estados restantes serão notificados em 7 de janeiro, com os bloqueios previstos para 24 de março.
Olhar Digital já preparou uma matéria explicando como identificar um celular irregular para evitar ter o celular bloqueado. Vale a pena fazer o teste se você teme que pode ter seu smartphone bloqueado.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK