PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Dom Casmurro, de Machado de Assis

POR CANAL DO ENSINO
Postado por: 
Olá, leitor!
Dom Casmurro, de Machado de Assis, é considerada uma das mais importantes obras da literatura brasileira, bem como o dono de uma das mais fascinantes e intrigantes personagens femininas da literatura nacional e mundial.
Publicado em 1899, esse livro é considerado por muitos críticos como a melhor obra de Machado de Assis, devido ao seu olhar crítico e certeiro sobre a sociedade brasileira, mesmo que a obra dê ênfase à sociedade carioca pelo fato da história se passar no Rio de Janeiro, sempre a traçar um retrato moral da época muito fidedigno.
Os próprios personagens que compõe esse livro são exemplos disso, pois todos eles carregam figuras comuns e caricatas, porém, construídos sublimemente, de estenótipos da sociedade da época, principalmente em relação à burguesia.
A temática principal do livro é o ciúme, passou-se o tempo de discutir se Capitu traiu ou não Bentinho, o que fazia muitos a afirmarem que a temática principal da obra seria o adultério ou a traição.
Isso porque, independentemente se Capitu traiu Bentinho ou não, os acontecimentos provindos das atitudes do protagonista a partir da suspeita da traição, mostram-nos o que o ciúme é capaz de fazer com uma pessoa, as atitudes severas e extremas que esse sentimento nos leva a cometer. Essa é a principal questão da obra machadiana.
Outra questão interessante do livro é a presença da ironia e do humor negro, misturados àquela típica acidez machadiana que encontramos em sua obra realista, sendo que neste livro tais características são emprestadas ao narrador-protagonista que nos conta a sua história de vida.
A utilização de palavras difíceis, linguagem culta e extremamente erudita, podem assustar os que ainda não conhecem Machado de Assis, que é considerado como um dos escritores que mais conheceu a norma culta da língua portuguesa e soube utilizá-la de forma única, como ninguém mais fez. Contudo, vale muito a pena a leitura desse livro, bem como de outros títulos da obra machadiana, devido a tanta beleza e poder de literatura que emanava da ponta da pena do Bruxo do Cosme Velho.
Enfim, se Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros, como também, está entre os melhores escritores do mundo, com toda certeza, Dom Casmurro é uma das suas principais obras, portanto, merece ser lida e admirada por todos os leitores ávidos a uma boa literatura.

“Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
— Continue, disse eu acordando.
— Já acabei, murmurou ele.
— São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou.”

Resumo da Obra

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK