PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Corpus Christi: a Eucaristia do povo de Deus

"O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”
Jo 6:51
.
O feriado de Corpus Christi
A festa de Corpus Christi é comemorada todos os anos na quinta-feira após o segundo domingo em que se celebra o Pentecostes. Tapetes de areia, flores e outros materiais enfeitam as ruas ao redor do mundo. Mas você sabe exatamente o que se festeja neste dia santo? Confira! 

Datas

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.


CORPUS CHRISTI

Muitas vezes nos importamos apenas com o feriado sem entender o que realmente aquela data significa. Mas, para os religiosos, cada celebração tem um sentido muito forte para a religião. Assim, entenda melhor o que é o feriado do Corpus Christi para os católicos.

Significado

Corpus Christi, em latim significa Corpo de Cristo. Se trata de uma festa e feriado católico e baseado em tradições dessa crença. A data é comemorada sempre na quinta feira após o segundo domingo que é comemorado Pentecostes. Tratada como feriado nacional desde 1961, o dia é celebrado com missas festivas e as ruas, em muitos lugares, são enfeitadas por tapetes feitos de areia, flores, entre outros materiais, para a passagem da procissão que é conduzida pelo bispo ou pároco de uma igreja. A procissão traz em seu significado a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado, simbolicamente, com o próprio Corpo de Cristo.

Para os Evangélicos

A igreja evangélica não comemora o feriado de Corpus Christi pois entende que o Corpo de Jesus está fisicamente no nosso meio, em todo lugar.

História

A história de Corpus Christi nos remete ao século XIII. A igreja católica viu a necessidade de realçar a presença do "Cristo todo" no pão. 
A Eucaristia é um dos 7 sacramentos da igreja. Foi instaurado na Última Ceia quando Jesus disse ao seus discípulos: Este é o meu corpo (pão), isto é meu sangue (vinho), fazei isto em memória de mim.
Corpus Christi é celebrado sempre em um quinta-feira, nos remetendo à quinta-feira santa quando a Última Ceia foi celebrada.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK