Objetivo é reduzir o impacto de frenagens e arrancadas dos veículos, que hoje podem danificar o asfalto flexível.
Um piso em concreto será aplicado no asfalto em frente às paradas de ônibus das avenidas Fernandes Távora, José Bastos, Dom Luís e Desembargador Moreira, em Fortaleza. O objetivo é reduzir o impacto das frenagens e arrancadas dos veículos de passageiros, que hoje podem danificar o asfalto flexível.
O modelo é parecido com o já implantado na nova Avenida Aguanambi, que recebeu o piso de concreto na faixa exclusiva para ônibus. Os terminais de ônibus do Antônio Bezerra e Messejana são outros dois equipamentos que também contam com piso em concreto em todas as plataformas e pista.
A secretária Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, explica que as redes de água, esgoto e drenagem subterrâneas são a principal diferença entre a implantação do concreto em rodovias de maior fluxo e nas vias urbanas. “Fica complicado implantar um piso 100% rígido porque geraria um conflito com a manutenção dessas estruturas enterradas”, afirma.
Segundo Manuela, o piso asfáltico é mais utilizado no meio urbano, embora exija manutenção mais constante. Já o concreto pode tem vida útil de 15 a 20 anos, a depender do tráfego de veículos. “Se tiver muito caminhão pesado, a durabilidade vai ser menor. Se for vicinal, mais de carros mesmo, a manutenção é estendida”, afirma a secretária.
Atualmente, a única via municipal de Fortaleza completamente pavimentada com piso de concreto é a Av. Dioguinho, na Praia do Futuro. Ela é rota de passagem e escoamento de caminhões na região do Porto do Mucuripe.
Outros equipamentos prontos com concreto são o interior dos túneis das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás, Via Expressa e Santos Dumont. Também está prevista a implantação do material em parte do túnel da Av. Alberto Sá.
POR G1 CE
Asfalto nas paradas de ônibus de Fortaleza terão revestimento de concreto — Foto: SVM |
O modelo é parecido com o já implantado na nova Avenida Aguanambi, que recebeu o piso de concreto na faixa exclusiva para ônibus. Os terminais de ônibus do Antônio Bezerra e Messejana são outros dois equipamentos que também contam com piso em concreto em todas as plataformas e pista.
A secretária Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, explica que as redes de água, esgoto e drenagem subterrâneas são a principal diferença entre a implantação do concreto em rodovias de maior fluxo e nas vias urbanas. “Fica complicado implantar um piso 100% rígido porque geraria um conflito com a manutenção dessas estruturas enterradas”, afirma.
Segundo Manuela, o piso asfáltico é mais utilizado no meio urbano, embora exija manutenção mais constante. Já o concreto pode tem vida útil de 15 a 20 anos, a depender do tráfego de veículos. “Se tiver muito caminhão pesado, a durabilidade vai ser menor. Se for vicinal, mais de carros mesmo, a manutenção é estendida”, afirma a secretária.
Atualmente, a única via municipal de Fortaleza completamente pavimentada com piso de concreto é a Av. Dioguinho, na Praia do Futuro. Ela é rota de passagem e escoamento de caminhões na região do Porto do Mucuripe.
Outros equipamentos prontos com concreto são o interior dos túneis das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás, Via Expressa e Santos Dumont. Também está prevista a implantação do material em parte do túnel da Av. Alberto Sá.
POR G1 CE
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