PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Nova placa veicular entra em vigor dia 3 de fevereiro em todo o Brasil

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos, quando houver transferência de município, mudança de categoria e em razão de danos, extravio ou furto
@
Entra em vigor, a partir do dia 3 de fevereiro, em todo o território nacional, o novo modelo de placa veicular padrão Mercosul, conforme resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos, quando houver transferência do veículo para outro município ou estado, alteração de categoria ou ainda se a placa precisar ser substituída em razão de danos, extravio ou furto. Portanto, a mudança de modelo não obriga todos os proprietários de veículos a efetuarem a troca de imediato.

Aqueles que, mesmo não estando entre os casos em que a troca é obrigatória, desejarem, voluntariamente, efetuar a mudança da placa, poderão fazê-lo a partir do dia 2 de março.

Segundo o Denatran, o diferencial da placa do Mercosul em relação ao modelo atual são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.

O novo formato apresenta o fundo branco e uma faixa azul na parte superior, com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A simbologia do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa. Logo abaixo, vem o QR Code e, na área de fundo branco, a sequência de identificação com um novo padrão, na seguinte ordem: 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números.

A diferenciação das placas conforme o uso do veículo será feita através das cores das molduras e dos caracteres. Veículos particulares serão pretos. Já aqueles destinados a fins comerciais (aluguel ou aprendizagem) terão moldura e caracteres em vermelho. Veículos diplomáticos seguirão a cor laranja; carros oficiais e de representação receberão a cor azul; veículos especiais (experiência, fabricantes de veículos, peças e implementos), a cor verde, e os carros de colecionadores terão a cor prata.

O Detran-CE já treinou suas equipes, na Capital e interior, e se reuniu com despachantes e concessionárias para tratar do processo de mudança.
POR GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK