POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!
Se você é mestre(a) na arte de enrolar para começar uma tarefa ou procura outras coisas para fazer durante os estudos já que não consegue se concentrar, este texto é para você! No artigo, vamos falar sobre o que é a procrastinação e quais são suas causas. Também traremos 6 dicas para abandonar de vez esse mau hábito e algumas ferramentas para aumentar a produtividade. Confira!
O que significa procrastinar?
Para entendermos melhor, vamos ver a origem da palavra. “Procrastinar” vem de procrastinatus, em latim. Pro quer dizer “à frente”, enquanto Crastinatus significa “de amanhã”. Portanto, procrastinar é a ação de adiar algo ou prolongar uma situação. Segundo o Dicionário Houaiss, significa “transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair”.
O que é a procrastinação?
Procrastinação é o hábito de deixar as coisas para depois sem ter motivos específicos para isso. Por exemplo, se você adiou uma tarefa não por conta de algo urgente ou importante, mas sim porque acabou perdendo tempo com vídeos engraçados no YouTube ou no TikTok, você é um(a) procrastinador(a) oficial. Não se preocupe! Esse comportamento é bastante comum, vamos explicar quais são suas causas e como controlá-lo!
Por que procrastinamos?
Esse hábito ocorre desde a Antiguidade, sendo inclusive mencionado pelo poeta grego Hesíodo por volta de 800 a.C. Na maioria das vezes, sabemos que estamos deixando para depois e que isso causa efeitos negativos, mas persistimos nesse comportamento principalmente por conta de autossabotagem e ansiedade.
Recentemente, pesquisadores descobriram que isso pode vir de um esforço inconsciente de autopreservação, já que o cérebro humano tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, luta contra tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.
Por exemplo, para deixar de estudar, você organiza seus e-mails e arruma uma gaveta do seu quarto. Assim, seu cérebro procura simular o trabalho ocupando o tempo com itens pequenos e fáceis. Então, você sente que está produzindo, mesmo sem fazer nenhuma atividade realmente importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário