Cientistas estão investigando se nadar ou tomar banho em água fria promovem uma surpreendente gama de benefícios.
Por BBC - Combater o estresse, ficar alerta e melhorar seu sistema imunológico.E se você soubesse que existe uma maneira de atingir as três coisas em apenas um minuto?
Um minuto e, claro, um pouco de coragem.
Fique na beira de um lago, rio ou mar quando estiverem frios.
Se você não tiver a sorte de estar perto de qualquer um dos espaços acima, uma piscina, um chuveiro ou até mesmo uma mangueira servem.
Respire fundo, invoque sua força de vontade e... renda-se!
Deixe seu corpo sentir, de repente, a água fria.
Mas por que sofrer tanto quando a água quente é tão confortante?
Nadar em água fria está virando moda porque acredita-se que pode transformar corpo e mente.
Cientistas têm pesquisado a fisiologia da imersão em água fria. E parece que, de fato, ela pode ter uma gama surpreendente de benefícios.
É um campo de pesquisa empolgante com potencial para oferecer novos tratamentos para uma variedade de condições, desde pressão alta e diabetes tipo 2 até depressão e inflamação crônica.
É a sua praia?
Se for, pule de cabeça. Vamos mergulhar na ciência da água fria para descobrir por que ela melhora o seu humor e beneficia o cérebro, o sistema imunológico e o coração.
A água fria estressa o corpo
Ao longo da evolução, o corpo humano desenvolveu uma resposta ao estresse que entra automaticamente em ação quando está sob ameaça. O objetivo? A sobrevivência.
É uma resposta limpa e eficiente - tudo entra em ação ao mesmo tempo, afetando todo o corpo, do cérebro aos dedos dos pés.
Isso acontece nas imersões em água fria porque o corpo a considera uma grande ameaça, ativando a resposta primária ao estresse.
A reação faz você hiperventilar, sua frequência cardíaca disparar e você se encher de adrenalina.
Seus vasos sanguíneos começam a fazer todos os tipos de truques para mudar de forma, desde encolher rápida e drasticamente em questão de segundos em algumas partes do corpo, até dobrar de tamanho em outras.
É toda uma orquestra de respostas que prepara seu corpo para sobreviver.
Mas não fomos ensinados que o estresse é uma coisa ruim?
Então, por que desejar que nosso corpo entre nesse estado de sobrevivência, quando poderia estar desfrutando dos agradáveis efeitos relaxantes de uma xícara de chá e uma manhã tranquila?
Embora o estresse crônico certamente não seja bom, há evidências de que uma pequena explosão de estresse, na dose certa, pode ser benéfica.
LEIA MAIS EM: https://g1.globo.com/bemestar/viva-voce/noticia/2021/05/31/tomar-banho-com-agua-fria-faz-bem.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário