POR TUA SAÚDE - A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
Esse tipo de cólica é caracterizada por dor no abdômen, desconforto leve ou até cólicas fortes o suficiente para interferir nas atividades do dia a dia, por alguns dias a cada mês. Por isso, é importante consultar o ginecologista, caso a cólica fora do período menstrual aconteça todos os meses ou piore de intensidade, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
As principais causas de cólica fora do período menstrual são:
1. Ovulação
A ovulação pode causar cólica fora do período menstrual porque quando o óvulo é liberado pelo ovário, que geralmente ocorre 14 dias após a menstruação, um pouco de fluido que protege o óvulo e sangue também são liberados, podendo causar irritação na cavidade abdominal, levando ao aparecimento de cólica.
Esse tipo de cólica, melhora logo após o óvulo ser liberado ou assim que o corpo absorve o fluido ou sangue.
O que fazer: a cólica causada pela ovulação geralmente melhora em 24 horas, não necessitando de nenhum tratamento. No entanto, se a cólica for intensa, pode-se tomar um anti-inflamatório como Ponstan, usar uma bolsa de água quente na barriga ou tomar um banho quente para ajudar a aliviar o desconforto. Em alguns casos, em que a mulher tem ovulação muito dolorosa, deve-se consultar o ginecologista que pode indicar um tratamento com pílula anticoncepcional.
Continue Lendo em: https://www.tuasaude.com/dor-menstrual-e-endometriose/
Nenhum comentário:
Postar um comentário