PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Bolsonaro concedeu a Neymar uma das maiores honrarias antes de deixar cargo

Neymar recebeu a condecoração sem ter participado do Jogos Olímpicos de Tóquio

POR NOTÍCIAS AO MINUTOAntes de deixar a presidência, Jair Bolsonaro (PL) concedeu títulos da Ordem de Rio Branco a diversas personalidades, militares e medalhistas de ouro olímpico nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021. Entre eles está Neymar, que não esteve presente na conquista olímpica do Brasil no Japão. O decreto foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 1º dezembro de 2022.

Neymar é o único atleta desta lista a receber a condecoração sem ter participado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Também foram homenageados em dezembro pelo governo federal os medalhistas de ouro olímpico em 2021: as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, a ginasta Rebeca Andrade, e o surfista Ítalo Ferreira. Todos receberam a Ordem no grau de comendador.

No DOU, Neymar é classificado como "atleta" em sua condecoração. Além disso, outros medalhistas de ouro olímpico em 2021 não foram agraciados pela honraria. Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, Hebert Conceição, do boxe, e Isaquias Queiroz, da canoagem, ficaram fora da lista.

Essa é a segunda honraria que Bolsonaro concedeu a Neymar. Em 2020, o então presidente deu ao jogador a medalha Cruz do Mérito Desportivo, que também foi oferecida a outros 24 esportistas, dentre eles o ginasta Arthur Zanetti, o boxeador Robson Conceição e a judoca Sarah Menezes.

A condecoração de Neymar à Ordem acontece por meio de sugestão da embaixada de Paris, ainda em fevereiro do último ano, para que o jogador recebesse a honraria. Para tal, foram destacadas sua medalha de ouro olímpica, conquistada em 2016, seu desempenho na França, onde atua desde 2017, e sua presença nas redes sociais.

Falecido no último mês, Pelé é um dos atletas brasileiros a ter recebido a condecoração da Ordem de Rio Branco, em 1969, das mãos de Emílio Garrastazu Médici, então presidente do Brasil e Grão-Mestre da Ordem. Em 2008, Cafu também foi agraciado com a honraria, no grau de Oficial. Aos 37 anos, o então lateral-direito do Milan recebeu a medalha das mãos do cônsul Antonio Augusto Dayrell de Lima, em cerimônia realizada no consulado do Brasil, em Milão.

CONTINUE LENDO EMhttps://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1981972/bolsonaro-concedeu-a-neymar-uma-das-maiores-honrarias-antes-de-deixar-cargo

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK