PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Apalpe o pulso e previna derrames cerebrais



Você já apalpou o seu pulso para saber como estão os seus batimentos cardíacos? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), esta simples medida pode ajudar a identificar a fibrilação atrial ou outros sinais de que algo vai errado quando as batidas do seu coração estão irregulares, podendo prevenir também até um derrame cerebral.

Ainda pouco divulgada, a fibrilação atrial é um tipo de arritmia que acontece quando o átrio deixa de contrair, acumula sangue e forma coágulos — é uma das principais causas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Bayer HealthCarePharmaceuticals apoiado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com sete mil participantes acima de 18 anos, em oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre).

O estudo revelou que 33% acreditam que a principal causa de AVC é a pressão alta. A obesidade também foi apontada como causa por 26% dos entrevistados, seguida pelo colesterol alto, com 16%.

Ainda segundo o levantamento, 72% dos entrevistados atribuem as principais causas de mortalidade no Brasil ao câncer, tabagismo ou acidentes de trânsito. Apenas 13% relacionam o AVC à principal causa de óbitos no País.

“Os resultados dessa pesquisa demonstram uma necessidade urgente de maior conscientização da população brasileira sobre saúde cardiovascular e seus fatores de risco, especificamente no que diz respeito à arritmia cardíaca – tendo a fibrilação atrial grande destaque nesse contexto – e suas consequências, sendo a mais relevante o AVC”, alerta o cardiologista dr. Jadelson Andrade, presidente da SBC.


fonte: http://www.programadorochinha.com.br/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK